DSC_0736Diante do número de ocorrências registradas no município de Vilhena nos últimos dias, principalmente em estabelecimentos comerciais, a Diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Vilhena (Aciv) reuniu na manhã de sexta-feira, 18, os representantes da Segurança Pública de Vilhena, a fim de debater soluções que resultem na redução da criminalidade no município.

Estiveram presente o Prefeito Municipal, José Luiz Rover; o Promotor de Justiça da Curadoria de Segurança Pública, Dr. João Paulo Lopes; a Promotora de Justiça da Curadoria da Infância e da Juventude, Dra. Yara Travalon Viscardi; o Tenente Coronel do 3º BPM, Paulo Sérgio Vieira Gonçalves; o Delegado da 1ª Delegacia Regional de Vilhena, Dr. Fábio Henrique Fernandez de Campos; e o representante do Governo de Rondônia, José Natal.

O Tenente Coronel Gonçalves apresentou dados sobre a segurança pública e privada, o plano de policiamento ostensivo, estatísticas de ocorrências relacionadas a furtos no município e citou algumas legislações sobre segurança privada, além de orientar os empresários presentes sobre medidas de segurança que precisam ser tomadas. O Coronel ressaltou que houve uma redução de 33% nos roubos após a instalação das câmeras de monitoramento, o que nos deixa acima da média nacional, que é 30%.

Também fizeram o uso da palavra o Dr. João Paulo Lopes, a Dra. Yara Travalon Viscardi, o Dr. Fábio Henrique Fernandez de Campos, e o Prefeito José Luiz Rover. Entre as questões abordadas, foi sugerida a adoção de escolas para desenvolver programas sociais; a importância da sociedade em prol do fim da criminalidade foi ressaltada. Ambos os representantes do Poder Público se mostraram dispostos a promover mobilizações que resultem em medidas que reduza em número significativo a quantidade de delitos. A Aciv será um meio de ligação entre o comércio e os líderes da Segurança Pública de Vilhena, e se coloca a disposição da população, empresas e entidades que tenham idéias e queiram colaborar com projetos em prol de uma cidade mais segura.

ACIV