Grupo é prioritário dentro das normas do Plano Estadual de Vacinação
Na tarde desta quarta-feira, 20, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) começou a vacinação dos profissionais de Saúde da Central de Atendimento à Covid-19. Até o início da noite devem ser imunizados 50 servidores que trabalham no local desde abril de 2020 no atendimento direto a pacientes suspeitos e confirmados do novo coronavírus, 24 horas por dia.
Vilhena, assim como o resto do país, recebeu nesta manhã 2.040 doses da Coronavac, vacina desenvolvida pelo laboratório Sinovac em parceria com o Butantan, de São Paulo. Adquiridas em sua totalidade pelo Governo Federal e distribuídas pelo Ministério da Saúde aos estados, as vacinas foram trazidas pelo governador Marcos Rocha e pelo secretário de Estado de Saúde, Fernando Máximo.
Nos próximos dias, com prioridade aos profissionais que lidam diretamente com os pacientes de covid-19, centenas de doses serão aplicadas no município. Visto que ainda é incerta a data para o recebimento de novos carregamentos de vacinas, o lote atual será usado tanto para a primeira como para a segunda dose em cada paciente. Isso significa que 1.020 pessoas poderão se vacinar nesta primeira etapa.
Indígenas também fazem parte do grupo prioritário. Em Vilhena, de acordo com a Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena) cerca de 50% dos nativos locais acabaram desenvolvendo a doença devido à natureza de sua vivência em aldeias e também à sua pouca proteção imunológica aos vírus circulantes na sociedade urbanizada.
Semcom