NOTA DE ESCLARECIMENTO
Em resposta às manifestações do Sr. Antonio Carlos Dias (Boca), distinto empresário do nosso Município de Cabixi, venho a público esclarecer a população sobre os fatos ocorridos no último dia 16 de fevereiro, quando estive a lazer no “Cacoal Selva Park”, localizado no Município de Cacoal.
Em primeiro lugar, enquanto representante eleita do povo de Cabixi, manifesto, desde já, que ouço e recebo com humildade as críticas proferidas pelo empresário em referência, por quem tenho um grande respeito, tal como foram amplamente divulgadas pelos canais midiáticos de nossa cidade e Estado.
A pandemia do novo coronavírus trouxe a todos nós um sentimento de impotência, medo e insegurança. Ceifou vidas de entes queridos, de amigos e conterrâneos, além de causar incalculável prejuízo aos trabalhadores e empresários do mundo todo, razões pelas quais a indignação do Sr. Antonio Carlos Dias (Boca) torna-se perfeitamente compreensível.
No entanto, e por dever de informar, esclareço à população de Cabixi que as restrições impostas ao comércio de nossa cidade não são resultado de determinações estipuladas por nós, Vereadores, ou pelo Prefeito de nosso Município, mas sim mera reprodução e cumprimento da legislação estabelecida pelo Governo do Estado de Rondônia, por meio do Decreto n.º 25.782, de 30 de janeiro de 2021, e suas modificações.
No Município de Cacoal, por outro lado, as peculiaridades e os recursos disponíveis do sistema de saúde autorizam maior flexibilidade de suas atividades empresariais, tais como a de balneários, desde que observadas as normas sanitárias recomendadas pelas autoridades de saúde, que têm sido rigorosamente fiscalizadas e cumpridas, a exemplo do que se observa no “Cacoal Selva Park”.
Em março e abril de 2020, apresentei-me como cidadã voluntária para auxiliar as equipes de saúde de nossa cidade no combate ao novo coronavírus, envidando esforços nas barreiras sanitárias estabelecidas por determinação do Governo do Estado de Rondônia. Em momento algum, veículos ou pessoas que não representassem risco à saúde da nossa população foram impedidos de adentrar à nossa cidade, de modo que a acusação de que eu seria a Vereadora que ficaria “travando os carros” é injusta, leviana e totalmente desconexa com a minha postura parlamentar. Sempre busquei trabalhar e representar as necessidades do povo de Cabixi, o que se refletiu na confiança e no voto dos meus conterrâneos para exercer o digno cargo de Vereadora.
Por fim, tenho a consciência tranqüila de que não violei normas sanitárias e jamais coloquei em risco a população de nossa cidade, fato este já comprovado por teste de diagnóstico de Covid-19 a que me submeti nesta quarta-feira, 17, e que resultou reagente aos anticorpos IGM e IGG, indicando infecção já curada e provável imunização.
Cabixi/RO, 17 de fevereiro de 2021.
Jucieli de Carli
Presidente da Câmara de Vereadores