A proposta foi levada ao Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel PM Alexandre Almeida pela diretora do IDEP – Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia, Adir Josefa, em audiência no Quartel do Comando-Geral da PM, em Porto Velho, a propositura versou sobre cursos técnicos profissionalizantes ofertados aos alunos do ensino fundamental e médio dos colégios Tiradentes, onde também participaram o Subcomandante-Geral da Polícia Militar, coronel Plínio Sérgio, o Chefe do Estado-Maior Geral, coronel Costa, o gerente de ensino do IDEP, Helder Cavalcanti e a diretora da Escola Técnica, Silvana Ventura.
Para o coronel PM Almeida, a proposta é expressiva e vai enviá-la à Coordenadoria de Educação da Polícia Militar para análise, e junto à Secretaria de Estado da Educação buscar um parecer sobre a proposta oferecida pelo IDEP. Este modelo de ensino que perdurou muito tempo na educação brasileira faz com que o jovem, ao concluir o ensino médio ou mesmo antes o fundamental, tenha uma profissão para atuar no mercado de trabalho, não ficando ocioso, e assim, agregar mais renda à família.
“Será excelente realizarmos uma formação simultânea que abrirá um leque de opções de trabalho aos nossos alunos do ensino médio e prestes a conhecer o mercado de trabalho. A formação técnica será de acordo com a cultura de onde está localizada a Escola, sendo de uma atuação social excelente”, disse o coronel PM Almeida.
De acordo com a diretora do IDEP, o Plano Estratégico do governador, coronel Marcos Rocha, 2019-2023, em seus sete eixos temáticos: gestão e estratégia, saúde, segurança, educação, cidadania, desenvolvimento econômico e meio ambiente e desenvolvimento territorial são bem abrangentes. Foram definidas estratégias de atendimento aos anseios populares. A educação é fator importante para a consolidação da melhoria na qualidade de vida dos jovens, a exemplo do que vem sendo feito nas escolas profissionalizantes de Rondônia.
Buscando informações junto ao plano de expansão da Educação Profissional, já tivemos avanços significativos com a melhoria das estruturas das escolas, a transformação de escolas estaduais em militares. Dentro deste entendimento, temos os desafios de apresentar uma melhoria da qualidade do ensino a preparação do cidadão rondoniense ao mercado de trabalho por meio de uma educação profissionalizante voltada para as necessidades profissionais e geográficas no Estado. Ou seja, cada região terá o curso profissionalizante que se identifica com a demanda local.
Fotos: Decom
Texto: jornalista Lenilson Guedes