- - Telefone: WhatsApp: (69) 9 8160-2636













Saiba quais são os 6 municípios com os primeiros casos da variante Delta em Rondônia

Apesar de ter sido registrado um aumento no número de casos no município de Vilhena, eles não foram em decorrência da nova variante, e sim, da maior circulação da população nas ruas. 

Nesta segunda-feira (6), o secretário estadual da saúde, Fernando Máximo, divulgou um vídeo anunciando que foram detectados 7 casos da variante Delta do Coronavírus no estado de Rondônia. Assista ao vídeo:

A preocupação com a variante Delta é a maior transmissibilidade, o que pode aumentar o número de casos e, em consequência, o número de internações e um maior número de óbitos em Rondônia.

Segundo o secretário: “Esta é uma notícia que não queríamos dar, mas acaba de ser confirmada. Só as duas doses da vacina poderão conter o avanço”, alertou Máximo, orientando para procurar os postos de saúde para tomar a vacina.

O Rondônia em Pauta confirmou que os municípios onde os casos da variante Delta foram detectados são: um em Cacoal, um em Ouro Preto do Oeste, dois em Jaru, um em Ariquemes, um em Porto Velho e um em Guajará Mirim.

A Sesau ainda informou que entre os infectados estão cinco mulheres e dois homens, com idades entre 23 e 60 anos.

Desses sete, apenas uma mulher de 60 anos já havia tomado as duas doses da vacina contra Covid-19. Outros quatro pacientes se vacinaram com a primeira dose e dois ainda não tomaram nem a primeira dose do imunizante.

“Ou seja, [esses dois últimos] estavam atrasados no calendário vacinal porque o de menor idade tem 23 anos e já deveria ter tomado pelo menos a primeira dose da vacina”, disse o secretário estadual de saúde, Fernando Máximo.

Saiba quais os sintomas mais comuns da delta

Pessoas infectadas com a delta não apresentam tanta tosse, falta de ar ou perda de paladar e olfato, como é mais comum com a cepa original do coronavírus. Os sintomas mais comuns da delta são:

  • dores de cabeça
  • dor de garganta
  • coriza (nariz escorrendo)
  •  febre

Esse quadro pode ser confundido facilmente com um resfriado comum, o que acaba levando muitas pessoas a não procurar atendimento e à possibilidade de contaminar outras sem saber que estão com covid. É importante fazer os testes de detecção para estabelecer o diagnóstico correto.

Da redação do Rondônia em Pauta





Mais notícias





Veja também

Pular para a barra de ferramentas