sábado, 21 setembro, 2024
Sábado, 21 de setembro de 2024 - E-mail: [email protected] - WhatsApp (69) 9 9929-6909





Educação física como parte da intervenção terapêutica no Autismo

Protagonismo da Educação Física é foco de curso que reuniu profissionais de RO

Entre os dias 10 e 12 de setembro, aconteceu em Vilhena, o curso Educação Física Especial Aplicada ao Autismo e Outros Atrasos no Desenvolvimento, ministrado pelo professor Dr. Paulo Chereguini que, ao longo de 20 anos de estudos, desenvolveu o Modelo ExerCiência, com objetivo de viabilizar a atuação de profissionais da educação física na equipe terapêutica de atendimento às pessoas com desenvolvimento atípico, sob a perspectiva analítico-comportamental aplicada (ABA).

“O Modelo ExerCiência enfatiza a atuação inter e transdisciplinar na equipe terapêutica do aprendiz, através de um atendimento humanizado e sistemático, buscamos encontrar soluções e possibilidades para melhoria no cotidiano e sua inclusão na comunidade, através de exercícios físicos devidamente planejados”, explica Chereguini.

Foi um final de semana intenso de conhecimento, que contou com a participação de profissionais da Educação Física (e de outras áreas como T.O e pedagogia) de Porto Velho, Cacoal, Pimenta Bueno, Colorado do Oeste, Ji-Paraná e Ariquemes. Vilhena também esteve presente em peso, com a participação de profissionais do Karatê, Jiu-Jítsu e natação, alguns professores de escolas particulares, e todos os professores (da área) da rede municipal de ensino de Vilhena, que foram encaminhados através da Semed para a qualificação.

De acordo com Karina Andrade, organizadora do evento, muitos profissionais da região almejam qualificação na área do autismo, porém a distância de grandes centros dificulta o acesso. “Nosso objetivo é trazer informação de qualidade, baseada no que a ciência mostra eficaz, através de profissionais referências no Brasil (em suas áreas de atuação), para contribuir com profissionais de Rondônia que buscam por conhecimento para atuar com esse público específico”.

Assessoria




Mais notícias






Veja também

Pular para a barra de ferramentas