Decreto que alterava o feriado para 21 de novembro foi revogado neste mês
Vilhena manterá o feriado do aniversário de 44 anos da cidade para o próximo dia 23 de novembro, terça-feira, sem ponto facultativo no dia 22. O feriado é determinado por lei de 1994 e o decreto que alterava a data para 21 de novembro foi revogado recentemente. No dia 23, inclusive, um grande evento de comemoração do aniversário da cidade será realizado no ginásio municipal Jorge Teixeira de Oliveira, a partir das 15h, com música, teatro e apresentações diversas abertas ao público.
Na primeira semana deste mês o decreto municipal n° 54.097 foi publicado no Diário Oficial de nº 3.352, revogando a antecipação do feriado. A alteração havia sido solicitada no início do ano por parte dos empresários do município, devido ao interesse em manter as empresas funcionando o máximo de tempo possível após os períodos de restrições ocasionadas pela pandemia de covid-19. Embora não tenha havido lockdown na cidade, as medidas mais restritivas se concentraram em 2020 e no início de 2021, para conter o aumento dos casos, resultando em Vilhena ser a cidade com menor número de letalidade e mortalidade entre as cidades com 45 mil habitantes ou mais de Rondônia.
Há vários meses, no entanto, a cidade já tem atividades comerciais funcionando normalmente com uma retomada digna de nota, gerando empregos acima da média estadual e nacional, além de registrar mais aberturas de empresas que em anos passados. Dessa forma, foi revogado o decreto que antecipava o feriado do dia 23, determinado pelo artigo 1° da Lei Ordinária nº 566, de 18 de abril de 1994, assinada pelo então prefeito Ademar Suckel.
COMEMORAÇÕES – Para festejar os 44 anos no próximo dia 23, a Fundação Cultural de Vilhena (FCV) organiza diversas atividades. A extensa programação começa a partir das 15h, no Ginásio Jorge Teixeira e contará com apresentações de dança, Orquestra Sinfônica de Vilhena, exibições teatrais, coral, atos simbólicos, além de outras inúmeras apresentações culturais focadas para todo o tipo de público, desde os mais jovens até aos idosos. A organização ainda promete uma surpresa especial ao fim do evento.
A última comemoração do aniversário da cidade aberta ao público, foi no ano de 2019. Já em 2020 foi realizada apenas uma cerimônia com a presença de autoridades.
Semcom