“Qual a lógica do IPVA aumentar?? Ano passado meu IPVA era R$ 670 e agora foi pra R$ 840… Tipo????”
“Tá extorsivo esse IPVA, o meu aumentou 20%, imagina se ele não fosse uma lata velha com mais de 10 anos de uso.”
“Mano, fui ver o IPVA do meu carro agora, vou pagar 36% a mais do que do ano passado.”
“Meu carro ficou um ano mais velho e o IPVA dele ficou foi mais caro.”
Basta pesquisar por IPVA nas redes sociais para se deparar com todo tipo de reclamação.
Os brasileiros se deparam nesse início de ano com reajustes de 20%, 30% ou até acima disso.
O forte aumento do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores reflete o comportamento incomum do mercado de veículos usados em 2021.
No ano passado, o valor dos usados subiu em média 22,54%, segundo a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), cuja tabela serve de referência para a cobrança do imposto.
Desarranjo na cadeia produtiva
Segundo Milad Kalume Neto, da Jato Dynamics, consultoria especializada no mercado automotivo, esse fenômeno atípico dos carros velhos ficando mais caros se deve a uma combinação de fatores: falta de semicondutores (matéria-prima), aumento de preços das commodities, encarecimento do frete marítimo e alta do dólar.
Diversos desses fatores são uma decorrência direta dos desarranjos provocados na economia mundial pela pandemia do coronavírus.
“Os preços dos carros 0km subiram muito em função de um cenário internacional. Tivemos uma escassez de semicondutores que limitou a produção. E aí, em função da lei de oferta e demanda, os preços dos veículos novos acabaram subindo”, diz Kalume Neto.