Média foi de 78 novos casos diários
No mês de fevereiro de 2022, a média diária de novos casos conhecidos para covid-19 em Vilhena foi a maior desde o início da pandemia.
Foram mais de 2,1 mil infectados, representando mais de 10% do total da pandemia no município, em 25 meses de pandemia. Em Vilhena o primeiro caso foi confirmado no dia 5 de abril de 2020.
O grande número de casos de covid-19 foi provocado pela variante Ômicron do coronavírus, segundo cientistas a variante provocou um pico de internações semelhante ao da primeira onda da covid-19 em quase todas as unidades da federação.
Com a proteção das vacinas e a suposta menor letalidade da variante, o elevado número de casos que ela provoca por sua maior transmissibilidade levou uma demanda extrema aos serviços de saúde, ainda que o percentual de internações seja pequeno em relação ao total de casos.
Contudo, o Boletim Covid PMV desta sexta-feira, 4, contabilizou 312 casos ativos. O pico de casos em Vilhena aconteceu no dia 18 de fevereiro, quando o município registrou 908 casos ativos, desde então o número de casos conhecidos vem caindo.
Os pesquisadores da Fiocruz descrevem que a onda de casos da variante Ômicron parece se comportar de forma diferente a das outras variantes, com um pico acelerado seguido de uma queda acentuada no número de casos, o que confere alguma imunidade à população que foi infectada.
As condições de queda no número de casos diários devem ser mantidas, se, e somente se, a vacinação avançar para evitar o surgimento de novas variantes.
Da redação do Rondônia em Pauta