Informação foi publicada em rede social
O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, publicou em sua conta do Twitter que não há casos confirmados da Varíola do Macaco no Brasil, contudo, há quatros casos suspeitos sendo investigados e outros dois casos suspeitos foram notificados no estado de Rondônia.
A publicação foi feita no sábado (4), confira a publicação:
Monkeypox | Ainda não há casos confirmados da doença no 🇧🇷. O @minsaude segue vigilante atuando diuturnamente nesta frente. Além dos 4 casos que estavam em investigação, outros 2 casos suspeitos foram notificados em Rondônia. Todos seguem isolados e em monitoramento.
— Marcelo Queiroga 🇧🇷🇧🇷 (@mqueiroga2) June 4, 2022
Segundo informações mais recentes divulgadas pelos Centros de Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC), os casos de varíola dos macacos já passam de 700, sendo 21 deles nos EUA. Pesquisas já sugerem transmissão comunitária no país.
A varíola dos macacos está presente em algumas regiões da África há décadas e a nova onda de casos desperta preocupação. Ela é da mesma família da varíola convencional, erradicada no mundo todo em 1980, e se trata de um vírus zoonótico, ou seja, passa do animal para o ser humano.
Por Rondônia em Pauta