Criatório de Vilhena, referência em melhoramento genético, realiza leilão de touros e matrizes Nelore PO
A Fazenda Modotti foi pioneira na Região Norte na implantação do Intergado, programa de eficiência alimentar
Os preparativos são constantes, mas se intensificam nos próximos dias. A Fazenda Modotti, de Vilhena, se prepara para realizar o seu terceiro leilão de touros reprodutores e matrizes Nelore PO (Puro de Origem). O evento ocorrerá no dia 18 de setembro em formato virtual, o que vai permitir a participação e lances de produtores de qualquer região. A realização do leilão ficará a cargo da Estância Bahia Leilões e para dar lances será preciso se cadastrar antecipadamente no site. Mais informações sobre cadastro podem ser obtidas no (65) 2121 6700.
Um dos criadores, Carlos Alberto Moreira Modotte, destaca que o criatório utiliza as ferramentas padrões para o melhoramento genético: índices PMGZ, ANCP, ultrassonografia de carcaça, eficiência alimentar e fenótipo. “Todos esses cuidados resultam no constante melhoramento dos reprodutores e das matrizes ofertados, nós buscamos sempre o equilíbrio desses fatores para chegarmos ao resultado desejado”, explica.
Ao falar do programa de melhoramento aplicado, omédico veterinário que atua nos cuidados dos animais dentro do criatório, Carlos Alexandre Gonçalves Leite, enfatiza que os cuidados começam desde a escolha das matrizes e dos reprodutores para gerar o embrião. “Depois disso, a alimentação é totalmente monitorada desde o nascimento e nós vamos buscando os que se destacam dentro do rebanho, apresentando superioridade, e os que se sobressaem nos índices tanto na observação genética quanto no fenótipo, e que são utilizados para nova reprodução, mantendo assim um ciclo ininterrupto de melhoramento. E são esses animais que serão ofertados como reprodutores e matrizes”, afirma.
O veterinário destaca ainda outra vantagem dos animais: a precocidade no desenvolvimento. Apesar de muito jovens, eles já apresentam carcaça estruturada e com superioridade genética constantemente avaliada. Esse rápido desenvolvimento pode ser utilizado pelos criadores para encurtar o intervalo entre gerações, além de gerar economia e acelerar o processo de melhoramento genético.
O que é o Intergado – O Intergado é um sistema idealizado para fazer parte da transformação do agronegócio brasileiro por meio de tecnologia de precisão. Com ele, é possível acompanhar diariamente o peso e o comportamento de cada animal em todas as fases da criação, monitorar a saúde do rebanho, diagnosticar precocemente possíveis doenças, assim como promover o melhoramento genético dos animais para eficiência alimentar e desenvolver pesquisas. “Com essa tecnologia, não é só a produção que ganha, já que os prejuízos são minimizados, mas também é facilitado oferecermos uma maior qualidade de vida aos animais”, complementa o criador.
Fonte: Assessoria