sábado, 21 setembro, 2024
Sábado, 21 de setembro de 2024 - E-mail: [email protected] - WhatsApp (69) 9 9929-6909





Vídeos: Operação Cicatriz da PF combate extração ilegal de minério em Terra Indígena

Na ação foram inutilizados diversos itens utilizados pelos garimpeiros


A Polícia Federal deflagrou, entre os dias 09 e 10 de novembro de 2022, a Operação CICATRIZ, consistente em ações repressivas contra extração ilegal de minérios na Terra Indígena Sete de Setembro.

A atuação policial teve como principal objetivo a desativação de garimpos ilegais, por meio da apreensão de materiais e destruição de acampamentos e maquinários utilizados na prática ilegal de crimes ambientais.

A operação contou com a participação de 10 Policiais Federais e dois Agentes de Fiscalização do IBAMA.

Ao final da ação foram inutilizados 03 acampamentos, 02 motores grandes usados para limpeza do material bruto extraído da terra, a fim de localizar pedras preciosas, e uma motocicleta utilizada pelos garimpeiros. Após a constatação dos crimes no local, será instaurado Inquérito Policial Federal para o aprofundamento das investigações e identificação dos responsáveis.

Os autores dos delitos poderão responder pelos crimes ambientais de usurpação de bens da União e garimpo ilegal cujas penas somadas atingem um total de dez anos de reclusão.


O nome da operação remete ao formato da área degradada, em meio ao destaque desmatado na reserva indígena para extração.

Divisão de Comunicação Social da Polícia Federal




Mais notícias






Veja também

Pular para a barra de ferramentas