A Sicoob Credisul, desde setembro, integra o grupo das instituições que aderiram ao ‘Pacto Global’ e firmaram compromisso com ações que contribuem para o desenvolvimento social e sustentável. A iniciativa foi lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000 e motiva países, governos, empresas, instituições e a sociedade civil a pensarem no futuro do planeta e de sua população.
Com a adesão, a cooperativa se tornou signatária e terá de apresentar um relatório de Comunicação e Engajamento (COE) demonstrando assim as boas práticas sustentáveis adotadas para contribuir com o Pacto Global. A iniciativa é mais uma oportunidade de a cooperativa interagir com o mercado corporativo nacional na troca de experiências, informações e conhecimento acerca da pauta de sustentabilidade, somando aos princípios do cooperativismo que já são praticados em suas operações financeiras e relacionamento com os associados e com as comunidades.
O ‘Pacto Global’ estabelece 10 princípios universais de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção, que direcionam os participantes a torná-los parte da estratégia de negócios, cultura e operações diárias. O pacto ainda traz 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que abordam questões como erradicação da pobreza, igualdade de gênero, saúde e bem-estar, redução de desigualdades, oferta de educação de qualidade, preservação da natureza, produção de energia renovável, dentre outros. A meta é alcançar todos os objetivos até 2030.
Vilmar Saúgo, diretor executivo da Sicoob Credisul, destaca a importância de adotar ao pacto. “A participação da Sicoob Credisul mostra a responsabilidade para questões tão importantes que beneficiam e cuidam das pessoas e do planeta. Nos tornamos signatários e adotaremos ainda mais ações que contribuam com o desenvolvimento sustentável”.
Partindo do 7º princípio do cooperativismo, Interesse pela Comunidade, hoje a Sicoob Credisul já desenvolve diversas ações e projetos que se pautam nos princípios universais, como ‘Cooperar Corre em Nossas Veias’, de arrecadação de bolsas de sangue em parceria com os hemocentros das cidades em que está presente; Expressão Mamaindê, de inclusão financeira, geração de renda e valorização da cultura da comunidade indígena; ‘Plantar o Futuro’, de distribuição de mudas de árvores para seus cooperados no período das Pré-Assembleias; ‘Sicoob Saúde’, passeio ciclístico pelo Dia Mundial do Coração; construção do Hospital Cooperar; e Escola e Faculdade Favoo, instituição educacional cooperativa que atende desde a educação básica ao ensino superior, entre outros projetos.
Saiba mais sobre os projetos e ações realizados pela Sicoob Credisul no site https://www.sicoob.com.br e redes sociais Instagram.
Por Assessoria