sábado, 21 setembro, 2024
Sábado, 21 de setembro de 2024 - E-mail: [email protected] - WhatsApp (69) 9 9929-6909





Universidade Federal de Rondônia – Unir recebe Moção de Aplausos pelos relevantes serviços prestados à cidade de Vilhena

Reconhecimento foi proposto pelo vereador Zeca da Discolândia e aprovado por unanimidade pela Câmara

A Moção de Aplauso à Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) – Campus Vilhena em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à cidade de Vilhena foi entregue ao diretor do campus Professor Doutor Claudemir da Silva Paula e à pró-reitora Professora Doutura Marília Lima Pimentel na sessão ordinária da Câmara na manhã da terça-feira (21).

Ao solicitar a Moção de Aplauso, o vereador Zeca da Discolândia (PSD) apresentou a seguinte justificativa:

Em 8 de julho de 1982 – ainda no bojo da elevação do Território Federal de Rondônia à condição de Estado Federativo – através da Lei n° 7.011, a Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) foi criada.

O Campus de Vilhena é um dos 8 campi da UNIR. Iniciou suas atividades como parte do programa de interiorização em 14 de junho de 1988, quando foi assinado o convênio de cooperação entre a Fundação Universidade Federal de Rondônia e a Prefeitura Municipal de Vilhena para instalação de cursos superiores no Município.

No momento, conta com 75 servidores efetivos, sendo 49 docentes e 26 técnicos-administrativos. Além de vários servidores terceirizados que cuidam da limpeza, da conservação e do serviço de segurança patrimonial. Possui espaço físico que ultrapassa os 6.000m- de área construída, que compreende salas de aula, laboratórios didáticos e de pesquisa, biblioteca, cantina e instalações para unidades de apoio acadêmico-administrativas, entre outras.

Ao longo de 34 anos de criação, além dos cursos atualmente oferecidos, o campus ofertou cursos de graduação e pós-graduação, cujo objetivo era capacitar professores leigos, bem como os que desejavam ingressar no magistério. No âmbito da UNIR, mais de 9.800 professores leigos foram formados. Apenas no Campus de Vilhena, foram formados 1.615 professores, sendo 471 em Letras, 113 em Matemática e 1.031 em Pedagogia.

Dentre os cursos ofertados e encerrados estão Licenciatura em Ciências Naturais e Biológicas; Licenciatura Curta em Ciências do 1° Grau; habilitação em Ciências Físicas, Biológicas e Matemática; e cursos parcelados com formação de professores nas áreas de Letras, Pedagogia e Matemática.

Os cursos de pós-graduação, em nível de especialização, foram: Psicopedagogia, Língua Portuguesa, Letras: Estudos Linguísticos e Literários, Gestão Escolar, e Contabilidade e Controladoria.

Atualmente, o campus oferece 245 novas vagas por ano. Conta com 627 alunos matriculados com 4 cursos, sendo: Administração, Ciências Contábeis, Letras, Pedagogia e Jornalismo, esse em fase de encerramento. Os respectivos cursos possibilitaram a graduação de 1.717 alunos.

A previsão é de oferta de 50 vagas, anualmente, no período noturno, do curso de Direito a partir de 2023. O processo encontra-se no Ministério da Educação, em fase final de autorização de funcionamento.

A taxa de sucesso dos alunos pode ser verificada a cada resultado de concurso público em Vilhena. em cidades do Cone Sul de Rondônia e cidades do Mato Grosso. Muitos dos servidores dos órgãos públicos de Vilhena foram alunos da UNIR.

Os alunos da UNIR, para além de ter um quadro de profissionais com excelente qualificação, como doutores e mestres, conta com programas de assistências estudantis que os beneficiam com auxílios financeiros, nas modalidades de: auxílio transporte, auxílio alimentação, auxílio moradia, auxílio creche, auxílio permanência, entre outros.

Além disso, conta com Programas de Assistência Acadêmica, os quais, igualmente, contemplam, com bolsas, os alunos da graduação. A seleção é realizada por meio de editais específicos, sendo os principais deles: Programa de Monitoria Acadêmica, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Programa de Educação Tutorial (PET) e Programa Institucional de Bolsas de Extensão e Cultura (PIBEC).

É importante ressaltar que, ao decorrer dos anos, a UNIR procurou adaptar-se para atender alunos com deficiência. Presentemente, atendemos a 13 alunos surdos, os quais são acompanhados por intérpretes contratados pela UNIR para prestar-lhes o apoio necessário, a fim de inseri-los à comunidade universitária. Em maio deste ano, colou grau, no curso de pedagogia, a primeira aluna cega, formada neste campus.

Ademais, recentemente foram realizadas reformas arquitetônicas que proporcionam segurança e integridade às pessoas com mobilidade reduzida, como a estruturação de rampas e de calçadas rebaixadas para cadeirantes, colocação de pisos táteis e instalação de barras de metal nas entradas do prédio principal e edificações internas, com plaquetas em braile, sinalizando o inicio e o fim dos corrimões, por todo o campus, o que garante a acessibilidade e o direito de todos usufruírem dos ambientes acadêmicos. Tudo isso serve como prova do compromisso da UNIR de cuidar de todos e todas.

Constam, também, no rol das atividades, diversos projetos de extensão que beneficiam diretamente a comunidade vilhenense. Como exemplo, estão as atividades executadas no Abrigo do Menor, Lar dos Idosos e na ONG Força na Peruca.

A UNIR é a única Universidade pública e gratuita de Rondônia, com professores e pesquisadores com alto nível de formação e, principalmente, de comprometimento social. É uma instituição sólida, útil e que muda a vida das pessoas e a história de Vilhena, por meio do ensino, possibilidade de novos empregos, empreendimentos, oportunizando uma vida melhor àqueles que por ela passam, com impactos que vão além da formação de profissionais para Rondônia e para o Brasil, razão pela qual apresento a presente moção.

Da redação do Rondônia em Pauta




Mais notícias






Veja também

Pular para a barra de ferramentas