- - Telefone: WhatsApp: (69) 9 8160-2636













Fasa conclui ciclo de palestras do Curso de Extensão com o tema Algoritmo de Sucesso

Temática foi abordada pela gerência da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae de Rondônia e palestrante destacou os Códigos Secretos para uma Jornada de Sucesso

Considerada “super proveitosa” pelos acadêmicos de Direito da Faculdade Santo André (FASA), a palestra Algoritmo de Sucesso – Códigos Secretos para uma Jornada de Sucesso, sem dúvida foi uma das mais didáticas e de envolvimento participativo. A palestra aconteceu na noite desta sexta-feira, 23, no auditório da faculdade para os acadêmicos das turmas 01 e 02 de Bacharelado em Direito.

Para encerrar o ciclo de palestras do Curso de Extensão, o Núcleo de Ciências Jurídicas da FASA convidou o professor Emerson Pinduka, que é gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae de Rondônia/Unidade de Vilhena.

Logo no início, o palestrante revelou que para alcançarmos o sucesso precisamos enfrentar os desafios. “Não precisamos receber o bolo feito, precisamos sim questionar sobre como se faz o bolo, os seus componentes e por que o seu resultado ficou daquele jeito. Esse deve ser o desafio de cada um de nós”, disse.

A busca de respostas aos porquês deve ser constante, “por que vocês fazem o que fazem e porquê o fazem?”, indagou aos participantes. A questão foi levantada aos acadêmicos para uma reflexão e identificação motivacional que cada um teve e continua tendo ao curso de Direito. “O que motivou vocês a fazerem Direito? Para concurso público e ter estabilidade, mas, o que é estabilidade?”, questionou.

Na sequência, Pinduka exibiu um vídeo com dois exemplos de trabalho em conjunto e sua eficácia quando há sincronia. O vídeo foi sobre a troca de pneus em um pit stop em duas corridas, sendo a primeira numa prova automobilística em 1950 e outra em 2013. A exemplificação foi para demonstrar que houve evolução no Código de Sucesso quando o trabalho em conjunto procura minimizar os erros. Ou seja, é preciso haver rapidez e eficácia no trabalho em conjunto das pessoas. “Se um errar, compromete o desempenho do outro e atrapalha o resultado final”, explicou.

Durante a palestra Emerson Pinduka apresentou subtemas de como se estabelecem a relatividade das ciências exatas justificando a partir dos tópicos: construção de um muro e consumo de pipoca no cinema. “A teoria da dinâmica do espiral, é uma das formas de compreensão sobre a ‘construção do muro’, ou seja, há camadas nessa construção e cada pessoa está numa delas da forma que compreende o mundo”, revelou. Quanto ao tópico consumo de pipoca no cinema, questionou: “quanto tempo demora o consumo de um mesmo saquinho de pipoca por pessoas diferentes?”.

Segundo o palestrante, ao se referir ao algoritmo, disse que nascemos sem esse ‘Código’. Para ele, são os nossos pais, professores, padres/pastores, e os padrões que passam em nossas vidas, quem primeiro nos colocam esse código. Eles formam os 4P’s da programação mental de todos os seres humanos. “A partir daí, o contexto nos leva a um sentimento, que nos direciona à necessidade para fazermos o pedido. Tudo depende do contexto. E digo mais, um texto sem contexto é um pretexto”, destacou.

Antes de encerrar a palestra, Pinduka, convidou duas acadêmicas para a dinâmica do Copo de Pitágoras que é uma demonstração clássica de hidrodinâmica baseada no princípio do sifão. Dois copinhos foram colocados para parecerem apenas como taças comuns, mas quando foram enchidas as tacinhas, todo o líquido esvaziava-se aos poucos. Após o desafio, as duas acadêmicas foram questionadas porque o preenchimento dos copinhos foram relativamente desiguais. Um livro seria sorteado para quem desse a resposta mais adequada. Apenas um acadêmico respondeu citando a teoria do filósofo e físico grego. Pinduka justiçou a dinâmica salientando que: “quem ganha o desafio, não é quem preenche o copo, mas quem compreende o objetivo da competição, quem observou os detalhes e procurou questionar o que está por trás do fato dos copos estarem sempre pingando”.

Antes de finalizar o tema da noite, o palestrante, de forma motivacional, falou que o sucesso de cada um dos futuros operadores de Direito, depende do sucesso do cliente. “Por exemplo, o sucesso não está no fato do seu cliente se livrar da condenação, mas que o mesmo, condenado ou não, compreendeu que o resultado foi para a proteção da sociedade”, justificou acrescentando que “o seu sucesso depende de um conjunto de etapas e de fatores, primeiramente de você mesmo, seguido da faculdade, da família, do sucesso do seu cliente, dos profissionais na ativa, do mundo de trabalho e tecnologia e do seu profissionalismo atual”.

Concluindo o tema, Pinduka ressaltou que diante do Algoritmo de Sucesso não podem faltar importantes variáveis como: autoconfiança, desenvolvimento de auto protagonismo, inovação e produtividade (inteligência criativa), comunicação e colaboração. Para reflexão final, apresentou um vídeo clipe de uma luta no coliseu romano, exemplificando que, o trabalho em equipe supera a força bruta.

Ribamar Araújo (Assessoria/FASA)





Mais notícias





Veja também

Pular para a barra de ferramentas