Média se mantém desde o ano passado
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio do Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), faz um alerta à população de Vilhena sobre o crescente número de pacientes infectados pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV).
Em vídeo, a psicóloga Maria Zilda alerta para o aumento vertiginoso dos casos positivos em Vilhena, chegando a uma média de 3 casos semanais desde o ano passado.
“Nós estamos voltando aos anos 80, em casos diagnosticados. E isso demonstra que a população está perdendo o medo do HIV, da AIDS, não se cuidando, não usando o método de prevenção, que seria o preservativo”, alerta, e solicita para que a população faça o teste de HIV para ter a oportunidade de conseguir tratar usando o medicamento antes de entrar na fase da AIDS, que mata.
“Mata sim, a AIDS ainda existe na forma de epidemia e pode matar todas as pessoas. Então, a única oportunidade que nós temos de evitar a morte pela AIDS é o diagnóstico, através do teste rápido, disponíveis em todas a unidades de saúde e no SAE/CTA”, finaliza.
Assista ao vídeo:
Da redação do Rondônia em Pauta