Por meio de ofício e audiência pública na Câmara dos Deputados, o Governo Federal sinaliza positivamente a proposta encaminhada pelo deputado Alan Queiroz
O Governo Federal publicou nesta segunda-feira (17) a licitação para a contratação da empresa para a execução das obras da Ponte Binacional Brasil-Bolívia. O projeto é uma iniciativa do deputado estadual Alan Queiroz, que levou a uma audiência pública na Câmara dos Deputados para tratar sobre a construção.
Essa medida visa facilitar a travessia na fronteira entre Guajará-Mirim e Guayaramerín, ligando Brasil-Bolívia na rodovia BR-425/RO, sendo fundamental para a exportação de produtos da Região Norte, Centro-Oeste e Sudeste do país para a Bolívia, Peru e Chile e essencial para a saída do Oceano Pacífico.
Ademais, a construção da ponte coloca o município rondoniense em posição de destaque na economia do estado, como o ponto brasileiro mais avançado da saída para a costa do Pacífico, alcançando o cobiçado mercado asiático, que possibilita abrir novos mercados para os produtos brasileiros. Guajará-Mirim, verá a inversão a seu favor do direcionamento histórico do desenvolvimento rondoniense.
Segundo o deputado Alan Queiroz, a construção impulsiona a economia local e abre novas oportunidades para produtos brasileiros. “Hoje celebramos não apenas a construção de uma ponte, mas também a abertura de novos horizontes para Guajará-Mirim e para todo o nosso amado estado de Rondônia. Juntos, nós vamos aproveitar essa oportunidade para impulsionar o desenvolvimento econômico e tornar nossa região uma força a ser reconhecida”, comemorou o parlamentar.
O arcabouço desse projeto foi passado ao deputado federal Maurício Carvalho no início do ano, que prontamente atendeu ao pedido e se uniu à bancada federal de Rondônia, para viabilizar esse evento.
Texto: Ian Machado