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‘Professores brigam por melhorias salariais, mas Vilhena registra a pior avaliação de alfabetização’, afirma Flori

Tenha acesso ao relatório que Flori apresentou para fazer a afirmação.

Prefeito Flori apresentou dados em Conferência Municipal da Juventude

A 4ª Conferência Municipal da Juventude acontece nesta quinta-feira (5), no auditório da Câmara de Vereadores de Vilhena. O prefeito Delegado Flori (Podemos) fez uso da tribuna para discursar em meio a estudantes sobre um relatório do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia onde divulga os resultados da Avaliação da Política de Alfabetização referente ao ano de 2022.

“Professores brigam por melhorias salariais, mas Vilhena registra a pior avaliação de alfabetização”, afirmou Flori, fazendo uso da tribuna após apresentar os dados do relatório onde o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia aponta que o município apresentou um desempenho abaixo da média geral do estado.

Em meio a uma intensa disputa entre professores e o Poder Executivo por melhores condições salariais, o prefeito afirmou que o município de Vilhena enfrenta uma crise educacional. A peleja neste momento está na Justiça.

O relatório, elaborado pela Coordenadoria Especializada em Finanças Municipais, revelou que Vilhena obteve um desempenho inferior à média geral de Rondônia, com uma pontuação de 3.5 em uma escala de 0 a 10, correspondendo a um aproveitamento de aproximadamente 40%.

Os resultados da avaliação apontam que, no 2º ano do Ensino Fundamental, 36% dos estudantes alcançaram o nível de aprendizado adequado em Língua Portuguesa, enquanto 25% alcançaram o mesmo nível em Matemática. No 5º ano, 43% dos estudantes alcançaram o nível de aprendizado adequado em Língua Portuguesa, e 27% em Matemática. Já no 9º ano, 35% alcançaram o nível adequado em Língua Portuguesa, e apenas 15% em Matemática.

A análise também classificou o desempenho da rede municipal em diferentes níveis, com a maioria das escolas sendo categorizadas como “abaixo do básico” e “básico”. Nenhuma escola conseguiu alcançar um índice satisfatório de desempenho.

Além disso, o relatório identificou áreas críticas na política de alfabetização, tais como gestão orientada a resultados, avaliação e monitoramento, seleção e alocação de profissionais, formação de professores e políticas de incentivo. Essas áreas receberam baixas pontuações em relação às boas práticas.

Diante desses resultados preocupantes, o TCE-RO emitiu recomendações à Administração do Município para melhorar os indicadores de alfabetização. As recomendações incluem a implementação das melhores práticas recomendadas, a mobilização dos profissionais da rede de ensino para participar de formações contínuas, a garantia de recursos orçamentários e financeiros, o monitoramento das escolas e a criação de estratégias pedagógicas específicas para estudantes com desempenho abaixo do esperado.

O Tribunal de Contas de Rondônia reiterou a importância da alfabetização na idade certa como um fator determinante para o desenvolvimento educacional e social das crianças, destacando que a melhoria desses indicadores é essencial para garantir um futuro mais promissor para a população de Vilhena.

Veja o relatório na íntegra:

00972_23_Relatorio_da_Auditoria_442_V1

Por RO em Pauta




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