sexta-feira, 20 setembro, 2024
Sexta-feira, 20 de setembro de 2024 - E-mail: [email protected] - WhatsApp (69) 9 9929-6909





Vídeo: Benjamin Netanyahu foi nomeado cidadão honorário de Rondônia após três dias da declaração de guerra entre Israel e Palestina

Houve tempo hábil para tirar o projeto antes da votação, que teve parecer favorável da comissão e nenhuma opinião contrária

Em sessão ordinária do dia 10 de outubro, a Assembleia Legislativa de Rondônia concedeu o título de cidadão honorário do estado ao primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, três dias após a declaração de guerra entre Israel e a Palestina. A honraria, assinada pelo presidente da Casa, deputado estadual Marcelo Cruz (Patriota), foi justificada pelos “relevantes serviços prestados ao Estado de Rondônia”, segundo o documento oficial.

O projeto de decreto legislativo que originou a honraria é de autoria do deputado estadual Delegado Lucas, do PP. No texto, o parlamentar destaca a amizade entre o primeiro-ministro e a comunidade evangélica brasileira, bem como sua liderança inspiradora e dedicada. O deputado também menciona a cooperação entre Israel e o Brasil, particularmente no fortalecimento da cooperação agrícola e na aplicação da tecnologia israelense em território brasileiro.

Benjamin Netanyahu

A concessão do título gerou controvérsias, dado o contexto tenso do conflito entre o Hamas, na Palestina, e o exército israelense. Israel e Palestina vivem um período de confronto violento, e a decisão da Assembleia de Rondônia foi tomada três dias depois de Israel declarar guerra à Palestina em resposta aos ataques do Hamas.

Após repercussão nacional, o deputado autor da honraria publicou uma nota de esclarecimento nas suas redes sociais.

Deputado estadual Delegado Lucas

Segundo o delegado a redação do documento ocorreu em 3 de outubro, antes do início do recente conflito entre Israel e o Hamas, que iniciou no dia 7 de outubro, mas o protocolo formal ocorreu em 9 de outubro, quando os bombardeios já estavam em andamento. A votação aconteceu no dia 10, quando os parlamentares já estavam cientes do conflito. Ou seja, houve tempo hábil para retirar o projeto antes de ser votado.

Diante do conflito em curso e da tragédia humanitária que se desenrola em Gaza e outras regiões afetadas, o deputado Delegado Lucas lamentou profundamente as vítimas e manifestou solidariedade a todos os cidadãos afetados. e afirmou que está examinando as opções jurídicas para revogar a concessão do título honorífico a Benjamin Netanyahu.

Por RO em Pauta




Mais notícias






Veja também

Pular para a barra de ferramentas