Ela assumiu a reitoria da UNIR em novembro de 2020 para um mandato de quatro anos.
A Reitora da UNIR, Professora Marcele Pereira, tomou uma decisão difícil, renunciando ao cargo de reitora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) por motivos de saúde. A renúncia ocorreu após um período de afastamento de suas funções desde abril de 2023, devido a problemas de ordem pessoal relacionados à sua saúde.
A UNIR, por meio de uma nota à comunidade universitária e à sociedade rondoniense, lamentou a necessidade dessa decisão e reiterou seu compromisso com a continuidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão. A universidade também destacou que a transição para a escolha de um novo reitor ou reitora será conduzida de acordo com as normas internas e a legislação pertinente, garantindo a normalidade e a manutenção dos avanços alcançados.
Desde o afastamento de Marcele Pereira, a gestão da UNIR estava a cargo do vice-reitor, Professor Juliano Cedaro. A Instituição reafirmou seu compromisso em realizar os procedimentos necessários para a transição e a escolha de um novo líder. Marcele Pereira assumiu a reitoria da UNIR em novembro de 2020 para um mandato de quatro anos.
Com a renúncia da reitora, a UNIR encaminhou os documentos ao MEC para iniciar o processo de consulta à comunidade acadêmica visando a eleição de uma nova gestão, através do Conselho Universitário (Consun). As datas para esse processo ainda serão definidas pela Universidade.
Paralelamente, a UNIR também está em andamento com o processo de escolha de um novo vice-reitor, conforme definido em seu Estatuto, garantindo que a transição da liderança seja conduzida de maneira adequada.
A UNIR continua comprometida em manter sua excelência na oferta de serviços à sociedade, mesmo diante dessas mudanças na liderança da instituição.
Por RO em Pauta