Parto considerado raro foi metodicamente planejado por conta de uma condição médica da Michelly Medina, mãe do Davi. Primeira coisa que o Davi ouviu na vida foi uma das paixões de sua mãe: música de modão sertanejo.
O pequeno Davi Luiz veio ao mundo sob “holofotes”. Isso porque nasceu empelicado, ou seja, dentro da bolsa amniótica intacta. O parto considerado raro foi metodicamente planejado por conta de uma condição médica da Michelly Medina, de 26 anos, mãe do Davi. No entanto, para que tudo desse certo, além de planejamento eles precisaram de um pouco de sorte.
“Eu tive uma gravidez de risco, por isso o parto tinha uma exigência: que fosse empelicado. Eu já tenho uma filha de 4 anos, na primeira gravidez a gente sabia que teria que ser um parto empelicado, mas não teve sucesso. A gente tenta, mas nem sempre dá certo, não é uma coisa previsível. Era uma tentativa”, comenta Michelly.
O parto aconteceu nesta semana no Hospital Regional de Vilhena (RO). Desde que foi descoberto, o Davi já tinha uma data exata para nascer: 38 semanas. No entanto, como Michelly começou a sentir contrações, o procedimento foi adiantado alguns dias.
Por ser um momento muito raro e esperado, a sala cirúrgica estava repleta de pessoas. Além do marido, que acompanhou Michelly, tinham obstetras, anestesista, pediatra, internos de medicina, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
O nascimento empelicado pode acontecer em partos vaginais e cesáreos, com incidência de ocorrer uma vez a cada 80 mil. A criança que nasce nesta condição fica envolta pela bolsa amniótica que a protege e ajuda na alimentação durante as semanas da gestação. Sem risco para mãe ou para o bebê.
E deu certo! Todos na sala se emocionaram quando viram o bebê “encolhidinho” na bolsa amniótica, sem saber que estava prestes a ser “acordado” para o mundo. Um vídeo feito por uma enfermeira mostra o exato momento em que o médico estoura a bolsa com o dedo. (Assista acima)
“A sensação foi de alívio porque esse tipo de condição [que a mãe tem], quando você tem uma gestação o bebê não pode ter contato com o sangue, com os fluidos da mãe e saber que deu certo é 100% de certeza que ele tá bem”, comentou Michelly.
Davi nasceu com 51 centímetros e mais de 3 kg. Segundo a mãe, ele é saudável, grande e bem esperto.
Além de vir ao mundo sob holofotes, a primeira coisa que o Davi ouviu na vida foi uma das paixões de sua mãe: música de modão sertanejo que tocava no momento do parto, mais especificamente “Vontade Dividida” de Milionário e José Rico.
“Foi um parto bem humanizado. No parto cesáreo a gente sempre fica nervosa. A enfermeira me perguntou se eu gostava de algum tipo de música e eu gosto muito de escutar modão raiz. Por um acaso, quando [o médico] falou que podia filmar, tava tocando a música do Milionário e José Rico”, relembra a mãe.
Nas redes sociais, mãe comemorou o nascimento e explicou o significado do nome do bebê.
“Seu nome significa “O AMADO!” A data da sua chegada foi 11 de Dezembro de 2023, às 15:17pm, pesando 3.640kg, de forma tranquila como tinha que ser, trazendo ainda mais luz para nossas vidas”, escreveu.
Assista ao vídeo:
Por Jaíne Quele Cruz, g1 RO