Em 2023, Vinicius Wallace foi denunciado por ameaça e agressão contra a ex e chegou a ter uma de suas armas apreendidas. Suspeito tinha autorização somente para posse de arma, mas, segundo apurado pela polícia, ele andava frequentemente armado.
Vinícius Wallace, preso suspeito de invadir uma residência e matar a ex-namorada e o amigo dela na frente da filha de 1 ano e 8 meses, é CAC (sigla para Caçador, Atirador e Colecionador de armas). Em 2023, ele foi denunciado por ameaça e agressão contra a ex e chegou a ter uma de suas armas apreendidas, de acordo com a Polícia Civil.
Vinícius se entregou à polícia na noite da quarta-feira (29), depois de passar quatro dias foragido. O suspeito de dirigir o carro que o suspeito usou para ir e fugir da residência, onde Jaiane Lemos e Everaldo Oliveira foram mortos, também foi preso. O veículo também foi apreendido.
De acordo com a Polícia Civil de Rondônia, o suspeito de feminicídio e homicídio doloso é CAC, ou seja, podia possuir armas em sua residência e utilizá-las para fins específicos, como praticar tiro esportivo em clubes de tiro.
No entanto, o amigo e suspeito de ser cúmplice no crime afirmou às autoridades que Vinícius frequentemente andava armado, o que é proibido para portadores de licença CAC.
Ainda conforme a polícia, Vinícius tem três armas de fogo registradas em seu nome. Uma delas foi apreendida em 2023, quando ele foi denunciado por agressão e ameaça contra Jaiane, sua ex-namorada. Os dois tiveram um relacionamento conturbado por cerca de três anos e estavam separados quando ela foi morta.
Segundo o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO), Jaiane solicitou uma medida protetiva contra o ex-namorado, que foi concedida em agosto de 2023 e expirou em fevereiro de 2024, três meses antes de Vinicius invadir a casa e matar a mulher e o amigo dela.
Perícias serão realizadas para verificar se a arma utilizada no crime é a mesma que foi apreendida quando Jaiane tinha a medida protetiva contra o acusado em 2023, segundo informações da Policia Civil.
O crime
Jaiane e Everaldo foram mortos por tiros de arma de fogo dentro da casa que foi invadida pelo suspeito na noite do sábado (25). Câmeras de segurança registraram as várias tentativas de invasão e a fuga de Vinicius do local.
Depois de pular o muro (que tinha cerca elétrica e serpentinas) ele fica dentro da residência por cerca de um minuto. Enquanto isso, o motorista conduz o carro de ré e estaciona na frente do portão.
O suspeito pula o muro de volta para sair da casa, entra tranquilamente dentro do carro estacionado pelo cúmplice e os dois vão embora.
Enquanto o suspeito e a vítima estavam juntos, tiveram uma filha que atualmente tem 1 ano e 8 meses. A menina foi encontrada pela polícia ao lado do corpo da mãe depois do crime. No local, além de Jaiane, Everaldo e o bebê, havia uma adolescente, que também presenciou o crime.
Veja o vídeo da invasão:
Por g1 RO