quinta-feira, 19 setembro, 2024
Quinta-feira, 19 de setembro de 2024 - E-mail: [email protected] - WhatsApp (69) 9 9929-6909





Campeão rondoniense Série A será conhecido nesta quarta-feira, 5

As duas equipes já se enfrentaram três vezes nesta temporada. No agregado dos confrontos, o Gazin Porto Velho está vencendo o Barcelona por 2 a 1.

A conquista do título de Campeão Rondoniense Série – A, 2024, tem significados diferentes e incomuns para os dois finalistas. Gazin Porto Velho E C e Barcelona F C. A decisão acontece nesta quarta-feira, 05/06, no estádio Aluízio Ferreira, com início as 15:00 horas.

QUEM É QUEM

O Gazin Porto Velho, até mês passado era conhecido pelo nome de fundação, Porto Velho E C, porém a diretoria do clube anunciou uma parceria com uma empresa do ramo de eletrodomésticos por um período de 5 anos, com valor milionário na ordem de 1 milhão por ano, mas os detalhes e o valor ainda não foi confirmado oficialmente pelo clube, no entanto, o que ficou caracterizado foi a mudança do nome do clube, neste tipo de parceria conhecido como “Naming rights”, – prática entre empresas que compram ou alugam o nome de algum clube, o batizando com o nome da empresa ou de algum produto relacionado a ela. – Neste caso, o clube passou a se chamar Gazin Porto Velho.

Com a nova nomenclatura, a Locomotiva chega na decisão em busca do tetracampeonato. O Porto Velho conquistou os títulos em 2020, 2021 e 2023.

O Barcelona F C, fundado em Vilhena, distante 700 km da capital rondoniense, chegou a duas finais, mas ficou como vice-campeão. 2017 e 2018.

Este ano, empresários com referências principalmente em projetos de base, com grande Centro de Treinamento, o Chaparro Rosado, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, fechou parceria com o presidente José Luiz Pereira, e assumiram a parte do futebol e mudaram o domicílio do clube, saindo de Vilhena e se estabelecendo na capital Porto Velho.

Formado para disputa como embrião, para conhecer melhor o futebol do Estado, o time surpreendeu e chega a grande final com chances de conquistar o título inédito.

CONFRONTOS

As duas equipes já se enfrentaram três vezes nesta temporada, duas vezes na fase classificatória (1ª fase), e no primeiro jogo desta final. Na abertura da competição, em 24/02, o Barcelona venceu por 1 a 0. No jogo de volta da fase inicial, em 30/03, a Locomotiva venceu por 2 a 1. O terceiro confronto aconteceu dia 29/05, última quarta-feira, no primeiro jogo da decisão, e a Locomotiva levou a melhor, 1 a 0. No agregado dos confrontos, o Gazin Porto Velho está vencendo o Barcelona por 2 a 1.

ESTATÍSTICAS

Foram marcados até o momento, somados a 1ª fase, semifinais e o primeiro jogo da final, 81 gols em 35 jogos realizados do Rondoniense, média de 2,3 gols por partida.

Os dois finalistas marcaram 43 gols dos 81 contabilizados, sendo 27 pela Locomotiva e 16 pelo Barcelona.

ARTILHEIROS

Os principais artilheiros do campeonato são das duas equipes, Luan Vianna e Marco Goiano do Gazin Porto Velho, com 7 gols marcados cada um. O Barcelona tem o atacante Felipe Hulk com 5 gols marcados.

VAGAS NACIONAIS

A disputa do estadual assegura aos finalistas vagas em três competições nacionais e valores garantidos que ultrapassam a casa de 1 milhão, somente para entrarem em campo na 1ª fase de cada competição. Os dois clubes, já conquistaram as vagas na Copa do Brasil e Série – D do Brasileiro. O campeão ainda fica com a vaga na Copa Verde, todas em 2025.

A DECISÃO

Com a vantagem de jogar pelo empate, o treinador Paulo Eduardo poupou os jogadores na partida de sábado (01) contra o Rio Branco (AC) pela 6ª rodada da 1ª fase da Série – D, quando perdeu de virada por 2 a 1.

A estratégia para o jogo é certa, sempre tem falado isso nas entrevistas o treinador da Locomotiva. Na primeira partida adotou uma postura inicial com uma marcação alta e saindo nos contra-ataque na velocidade principalmente de Rodnei pelo lado direito, e fechando o time no segundo tempo, recuando, mesmo tomando pressão.

O que não deve ser diferente para esta última partida, por ter a vantagem do empate, pode iniciar saindo mais e tentar fazer o gol para ampliar a vantagem, mas caso isso não ocorra e o Barcelona encontre espaços para impor o jogo de velocidade, o time vai jogar na defensiva, marcando forte na saída do adversário.

O time pode começar com a mesma formação do anterior, com exceção do lateral Lucas Bala que fraturou a perna. Digão, Edson Amorim (Rodrigo Ramos), Iverton, Mauricio Leal e João Vitor; Lagoa, Fagner, Bacas, Rodnei, Luan Viana e Abner. Douglas pode ser outra opção na zaga para iniciar a partida.

Caso necessite de jogar ofensivamente, conta com o meia esquerda Marco Goiano e os atacantes, Caio Vinicius, Fernandinho, Bidick e Watthimen. Estão fora da partida, o meia Carlos Eduardo (Farinha) e o preparador físico Renan Capra, expulsos no final do primeiro jogo.

O Barcelona do treinador Christian Ocampo, precisa reverter o resultado para garantir o título inédito, e deve partir pra cima, como jogou durante todo o campeonato, de forma ofensiva. Durante a semana, o treinador trabalhou as dificuldades encontradas no primeiro jogo e pode começar com mudanças caso assim queira, pois tem o retorno do goleiro Mauro e do meia Wrian, que cumpriram suspensão automática, expulsos na semifinal contra o U. Cacoalense após o jogo.

Christian pode começar o jogo com: Pablo (Mauro); Castedo, Bruno, Everton e Rafael; Edwin, Stivince, Samuel, Wiran, Bletson e Felipe Huck.

O CAMPEÃO

A locomotiva joga com a vantagem do empate para conquistar o campeonato, o Barcelona precisa vencer com diferença de 2 gols no tempo normal para levantar a taça do estadual, caso vença com diferença de 1 gol, o campeão será conhecido nas cobranças de pênaltis.

ARBITRAGEM

ÁRBITRO: Angleison Marcos Vieira Monteiro (CBF)
ASSISTENTE 1: Joverton Wesley S. Lima (CBF)
ASSISTENTE 2: Renato Aparecido Reis (CBF)
4º ÁRBITRO: Mário Roberto A. Costa Silva (CBF)

FINAL DO RONDONIENSE SÉRIE – A/2024
JOGO DE VOLTA / DECISÃO
GAZIN PORTO VELHO X BARCELONA
QUA. FEIRA, 05/06 – 15:00 HORAS (Local)
ESTÁDIO ALUÍZIO FERREIRA / PORTO VELHO

Ingresso: R$ 10,00 (dez reais) inteira
Meia entrada R$ 5,00 (reais)

Por LSEsportes




Mais notícias






Veja também

Pular para a barra de ferramentas