Ação conjunta da comunidade evitou a propagação do fogo
Na manhã do domingo, 21, um incêndio na mata localizada nos fundos do frigorífico JBS Friboi, na saída para Porto Velho, em Vilhena, gerou grande preocupação. Devido à vegetação seca, à ação do vento e ao intenso calor, as chamas ameaçavam se alastrar rapidamente pela região.
Populares se mobilizaram de forma impressionante para combater o incêndio, recebendo apoio crucial de um avião agrícola particular. Além disso, o Corpo de Bombeiros junto com a secretaria de Obras, que no momento estava molhando as ruas da cidade, disponibilizou o caminhão pipa para ajudar a conter as chamas.
A cidade de Vilhena enfrenta uma das maiores secas já registradas, o que contribuiu significativamente para a propagação do fogo. O intenso frio no início da estação e a baixa umidade do ar ressecaram a vegetação, tornando-a extremamente suscetível a queimadas. Apesar das condições naturais adversas, há suspeitas de que o incêndio tenha sido iniciado de forma criminosa, como costuma ser o caso em muitos desses incidentes.
As ações rápidas e coordenadas entre os moradores, autoridades e entidades privadas foram essenciais para evitar uma tragédia maior, demonstrando um exemplo de união e prontidão em situações de emergência.
Por RO em Pauta