O projeto Expressão Mamaindê, desenvolvido pela Sicoob Credisul, é finalista do Prêmio ProsperaCoop 2024 no 15º Concred – Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito. O projeto promove o desenvolvimento econômico sustentável da comunidade indígena Mamaindê na Terra Indígena Vale do Guaporé, no Mato Grosso, e contribui para o fortalecimento da cultura e preservação da identidade indígena.
Com o incentivo da Sicoob Credisul para a produção e venda de artesanatos, telas, ecobags, sandálias, almofadas, entre outros itens feitos por homens, mulheres e jovens da aldeia, o projeto Expressão Mamaindê contribui para a geração de renda à comunidade, promovendo os valores da sustentabilidade e incentivando a educação financeira. Todos os produtos produzidos pelos indígenas Mamaindê são expostos e disponíveis para compra no Centro de Treinamento e Cultura Sicoob Credisul, em Vilhena (RO). O valor das vendas é repassado integralmente para os artesãos indígenas.
O Prêmio ProsperaCoop reconhece e celebra iniciativas focadas na sustentabilidade social e ambiental, que formam os pilares do ESG implementados pelas cooperativas de crédito do Brasil. Para Adevania Silveira, gerente de Marketing, Comunicação e Relações Institucionais da Sicoob Credisul, a indicação ao prêmio é motivo de grande orgulho e reafirma o compromisso da instituição com a sociedade e as pessoas.
“Acreditamos no potencial transformador do Expressão Mamaindê e na importância de valorizar a cultura Mamaindê, gerar oportunidades de renda, promover a educação das crianças e jovens e contribuir para a sustentabilidade da comunidade”, afirma Adevania.
A premiação acontecerá durante a solenidade de abertura do 15º Concred, no dia 7 de agosto, em Belo Horizonte (MG). O prêmio será entregue por John Elkington, considerado “o Pai da Sustentabilidade”. As cooperativas premiadas também terão a oportunidade de apresentar seus projetos em um pitch na Arena 5.0, espaço dedicado à inovação no congresso.
Por Assessoria