Parcelamento no cartão de crédito em até 24 vezes
Em busca de aprimorar os serviços oferecidos à população, o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) avança em um novo projeto que visa modernizar o sistema de pagamentos de débitos de trânsito. Inspirado em gestões de outros estados, como o Detran de Mato Grosso do Sul, o órgão implementará uma série de facilidades para o cidadão, possibilitando pagamento instantâneo via pix, parcelamento no cartão de crédito em até 24 vezes (com pagamento de juros da administradora do cartão), e até transações com criptomoedas.
Para viabilizar o projeto, o Detran-RO contou com o apoio da Diretoria de Planejamento, Administração e Finanças, que, em parceria com uma instituição financeira, viabilizou a instalação de terminais e integração de sistemas. “A parceria trará máquinas de pagamento para postos de atendimento e blitzes, além de terminais leves (totens) que inicialmente serão testados nas agências de Porto Velho, com previsão de expansão às demais unidades”, destacou o órgão.
Com o sistema integrado ao banco, motoristas abordados em operações de fiscalização, e que possuam pendências com o Detran-RO, terão a chance de regularizar seus débitos imediatamente, evitando o recolhimento de veículos. Além do parcelamento e pagamento por pix, será possível utilizar programas de pontos e até criptomoedas para as transações. Em fase de testes, o objetivo é facilitar a vida do condutor e evitar transtornos aos que enfrentam dificuldades financeiras para quitar impostos anuais, como licenciamento e IPVA.
Além das facilidades de pagamento, a instituição financeira parceira permitirá que os clientes do Detran-RO possam acessar sua agenda financeira no internet banking e até diretamente no caixa eletrônico, consultando débitos pendentes com a autarquia. Essa funcionalidade visa manter os usuários informados sobre possíveis vencimentos de débitos, evitando o acúmulo de multas e juros por atraso.
Com o sistema em vias de integração, a previsão é que, em breve, todos os serviços sejam ativados e acessíveis ao público. Os links e as orientações de acesso serão divulgados oportunamente, conforme a integração entre o Detran-RO e a instituição financeira.
Por Rondônia em Pauta