O gesto de doar sangue é essencial para salvar vidas, e a contribuição de cada voluntário faz toda a diferença
Com o período do Carnaval à vista, o governo de Rondônia intensifica a campanha de mobilização da sociedade para atrair doadores de sangue e novos voluntários, a fim de manter a hemorrede abastecida. Segundo a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado (Fhemeron), uma eventual ausência de doadores devido a feriados e sucessivos pontos facultativos pode reduzir os estoques, impactando demandas emergenciais que possam surgir no sistema de saúde.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, evidenciou a necessidade da iniciativa durante as festividades, destacando o papel do poder público em incentivar a conscientização dos cidadãos sobre sua contribuição para os hemocentros. “Sabemos que este momento exige disposição de todos e o compromisso coletivo com a vida torna-se cada vez mais importante. A doação é um ato de solidariedade que pode salvar muitas vidas e contribui para que o estado continue a proporcionar acesso à saúde aos rondonienses.”
DOAÇÃO
ara se tornar um doador de sangue, basta ir até o ponto de captação mais próximo, onde o voluntário será cadastrado, entrevistado, passar por exames e, por fim, a etapa de coleta.
Antes de fazê-lo, é necessário verificar alguns requisitos importantes quanto aos impedimentos temporários e permanentes, além de seguir as recomendações:
- Estar bem de saúde e alimentado;
- Ter entre 16 e 69 anos de idade (em caso de menores, é necessário estar acompanhado dos pais ou responsáveis);
- Pesar 50 kg ou mais;
- Apresentar documento de identificação com foto, emitido por órgão oficial;
- Dormir por pelo menos oito horas no dia anterior à doação;
- Não fumar por pelo menos duas horas anteriores ao momento da doação;
- Tomar um café da manhã leve;
- Homens podem doar até quatro vezes ao ano, em intervalos de 60 dias;
- Mulheres podem doar até três vezes ao ano, em intervalos de 90 dias.
ALGUNS CUIDADOS
Além das recomendações, uma das dúvidas mais comuns de quem deseja doar sangue é sobre o consumo de álcool, interferindo no processo, fazendo com que muitas pessoas deixem de optar pela ação nestes dias. Segundo a Fhemeron, caso tenha ingerido bebidas alcoólicas, o voluntário deve se hidratar, se alimentar e fazer a doação apenas após 12 horas, o que desmistifica a ideia de que é preciso esperar um período muito longo.
HORÁRIOS NO CARNAVAL
Para garantir que a doação ocorra sem interrupções, a Fundação ajustou seus horários de funcionamento durante a semana do Carnaval nas unidades do Hemocentro Coordenador e demais unidades da hemorrede estadual.
Os horários serão os seguintes:
- 3/3/2025 (segunda-feira): das 8h às 13h;
- 4/3/2025 (terça-feira): Feriado (não haverá atendimento);
- 5/3/2025 (quarta-feira): funcionamento a partir das 13h.
Vale lembrar que os hemocentros funcionam em seis municípios do estado, sendo eles: Porto Velho, Ariquemes, Cacoal, Rolim de Moura, Ji-Paraná e Vilhena, com horário de funcionamento em dias úteis convencionais disponíveis no Portal Fhemeron.
FHEMERON ITINERANTE
Segundo o presidente da Fhemeron, Reginaldo Girelli, desde seu retorno, no início de fevereiro, o projeto Fhemeron Itinerante vem ampliando o alcance da campanha e facilitando o acesso de todos a esse importante gesto de solidariedade. “Estamos expandindo nossa rede de serviços, para que a população tenha cada vez mais facilidade em participar deste movimento solidário. O projeto é uma estratégia para atender os municípios e garantir que não falte abastecimento de sangue”, explicou.
As próximas edições do “Fhemeron Itinerante” podem ser conferidas de acordo com o seguinte cronograma:
- 21 e 22 de fevereiro: Urupá;
- 26 e 27 de fevereiro: Cerejeiras;
- 7 e 8 de março: Machadinho d’Oeste;
- 14 e 15 de março: Jaru e Espigão do Oeste;
- 21 e 22 de março: São Miguel do Guaporé.
Fonte
Texto: Jackson Vicente
Fotos: Daiane Mendonça e Frank Néry
Secom – Governo de Rondônia