Com mandados cumpridos em diversas localidades, a Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (25) a Operação Harena para reprimir a extração ilegal de areia, cascalho e saibro em Rondônia.
A ação é resultado de investigações iniciadas após uma fiscalização da Agência Nacional de Mineração (ANM), que identificou duas áreas distintas onde empresas exploravam recursos minerais sem a devida autorização legal.
De acordo com a ANM, as atividades estavam sendo realizadas sem o Registro de Licença exigido para esse tipo de operação. Com isso, a agência emitiu Autos de Paralisação determinando a suspensão imediata da extração.
No entanto, vistorias posteriores feitas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) revelaram que as empresas ignoraram a ordem e continuaram com a exploração. Isso resultou na lavratura de Autos de Infração e aplicação de Termos de Embargo.
Com o avanço das investigações, a Justiça Federal da Subseção Judiciária de Vilhena expediu 14 mandados de busca e apreensão, que foram cumpridos durante a operação.
As apurações continuam com o objetivo de reunir novas provas e responsabilizar os envolvidos nas irregularidades.
Da redação do Rondônia em Pauta


