Ação coordenada pelo Corpo de Bombeiros reúne 259 militares, 15 bases descentralizadas e alta tecnologia para proteger o meio ambiente durante o período mais crítico do ano
Com foco no período mais seco do ano, quando o risco de queimadas aumenta drasticamente, o Governo de Rondônia segue com a fase combativa da Operação Verde Rondônia (OVR) até o mês de novembro. A ação é coordenada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) e conta com 259 militares atuando em campo, além de monitoramento aéreo e terrestre, uso de tecnologia de ponta, 15 bases descentralizadas e 17 integradas.
Desde o início da fase combativa, no dia 2 de junho até a última segunda-feira (23), já foram combatidos 189 focos de calor. Em comparação com o mesmo período do ano passado, houve redução de 58% nos registros, o que demonstra a efetividade das ações preventivas realizadas previamente em todo o estado.
Segundo o comandante-geral do CBMRO, coronel Nivaldo de Azevedo Ferreira, o sucesso da operação se deve ao planejamento e aos investimentos antecipados. “A vigilância é constante. Com apoio de monitoramento e logística estratégica, as guarnições chegam diretamente aos focos de incêndio e estão preparadas e com equipamentos adequados para o combate”, destacou.
Além da atuação direta nos incêndios, a fase preventiva da OVR — que segue em paralelo — já realizou mais de 10 mil ações educativas e ambientais, atingindo cerca de 60 mil pessoas. Também foram feitas 50 averiguações de denúncias ambientais e 16 animais silvestres foram resgatados com vida.
Canais para denúncias de crimes ambientais:
-
Sema Porto Velho: (69) 98423-4092
-
Sedam: 0800 666 1150 | (69) 3212-9648 | [email protected]
-
Ministério Público de Rondônia: www.mpro.mp.br
-
Polícia Militar: 190
-
Redes sociais da Segurança Pública:
Da redação do Rondônia em Pauta


