Felino foi capturado por uma equipe do Ibama, após cerca de 14 horas de operação. Equipe identificou que se trata de um macho adulto, em boas condições de saúde.

A onça-pintada que invadiu uma residência e circulou pelo distrito de Extrema, em Porto Velho (RO), foi solta na Estação Ecológica de Cuniã na tarde desta terça-feira (23). O felino foi capturado por uma equipe do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), após cerca de 14 horas de operação.
Um vídeo registrou o momento exato em que a onça deixa a gaiola de transporte, observa a mata por alguns segundos e, em seguida, corre em direção à floresta até desaparecer entre as árvores.
A captura aconteceu na noite de segunda-feira (22), depois que o animal foi encontrado por moradores em uma casa abandonada. Segundo o médico-veterinário do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), o resgate foi realizado com cautela para evitar ferimentos.
“É um animal selvagem, a gente não sabe qual vai ser a reação dele e a população em cima, por mais que a Polícia Militar e a Polícia Ambiental pedissem pra se afastar, não tinha como. Ele entrou dentro de uma residência e a gente tentou conter ele ali o máximo possível até os anestésicos fazerem efeito e a gente poder tirar. Então, a nossa preocupação foi essa: dele sair dali e machucar os populares que estavam por curiosidade”, disse.
Depois de sedada, a onça foi levada ao Cetas, onde passou por avaliação. A equipe identificou que se trata de um macho adulto, em boas condições de saúde e sem ferimentos graves.
“A saúde dela [onça] está perfeita. Ela é uma onça saudável, macho, um adulto. E quando a gente sedou, não vimos nada de anormal, nenhum machucado. O estado nutricional dela está ótimo, 100%. Não é um animal que passa fome”, explicou.
Segundo o veterinário, a presença do felino na área urbana está relacionada à devastação ambiental e à busca por alimento.
“É por falta mesmo de local deles. Cada vez mais invadem a floresta por causa da devastação, então isso que causa o afugentamento desses animais para a cidade. E a procura de alimento também. Lá é uma área rural, as pessoas criam galinhas e outros animais, então é um atrativo para eles”, completou.
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostravam a onça deitada dentro do quintal de uma casa, com respiração ofegante e visivelmente estressada. Extrema, que fica a cerca de 300 km de Porto Velho, é cercada por áreas de floresta e terras indígenas.

O caso ganhou repercussão após um morador, Nardeli dos Santos Silva, relatar que tentou impedir a entrada da onça na creche e acabou sendo arranhado. “Fui brigar com ela”, disse Nardeli, que recebeu atendimento médico e passa bem.
A onça-pintada foi capturada pelo Ibama na noite desta segunda-feira (22). O felino foi preso em uma rede, sedado pela equipe de resgate e transportado em segurança até o Cetas.
Por Raíssa Fontes, g1 RO


