Voltada a gestores da Educação Básica, a formação será oferecida em Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena, com inscrições abertas até 30 de setembro.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) lançou o Edital nº 180/2025, que regulamenta a seleção para o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Gestão da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, destinado a gestores das redes estadual e municipal de ensino da Educação Básica.
A proposta do curso é ampliar a compreensão e a prática da educação inclusiva, em conformidade com os marcos legais que garantem o direito de todos os estudantes a uma educação pública acessível e de qualidade. A iniciativa foi aprovada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC) e pela Diretoria de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, compondo as ações da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores e Professoras da Educação Básica (Renafor).
Segundo a coordenadora do curso, Sônia Carla, a parceria com a Secadi/MEC reforça o compromisso do IFRO com a construção de uma educação inclusiva. “Nosso objetivo é fortalecer as práticas pedagógicas inclusivas, equitativas e contextualizadas, alinhadas aos desafios contemporâneos da escola pública brasileira”, destacou.
O curso será ofertado para gestores da rede pública de Educação Básica — entre eles, diretores, vice-diretores, supervisores, orientadores e demais servidores em cargos de gestão — nos municípios de Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena.
As inscrições estão abertas até o dia 30 de setembro de 2025 e podem ser feitas pelo formulário eletrônico neste link. O Edital nº 180/2025 completo também está disponível online. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail: [email protected].
Da redação do Rondônia em Pauta


