Operação foi deflagrada nesta terça-feira e mira vereador, agentes públicos e particulares suspeitos de exigir pagamento para favorecer votação.
A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio da 1ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO 1), deflagrou na manhã desta terça-feira, 18 de novembro de 2025, a Operação Solo Corrompido em Ariquemes/RO, para cumprir mandados de busca e apreensão e outras medidas cautelares no avanço de uma investigação que apura graves crimes contra a administração pública.
As diligências têm como foco desarticular um esquema de corrupção envolvendo um vereador, agentes públicos e particulares. Conforme apurado, o grupo teria solicitado dinheiro para garantir a aprovação de uma lei relacionada à construção do novo cemitério municipal de Ariquemes, utilizando-se de tratativas ilícitas para obter vantagens indevidas.
Ao todo, foram expedidos 10 mandados de busca e apreensão em residências e órgãos públicos, com apoio da Delegacia de Combate à Corrupção, da Delegacia Regional de Ariquemes e do Ministério Público do Estado de Rondônia. A ação ocorre de forma coordenada para assegurar a coleta de elementos que auxiliem na comprovação das práticas delitivas investigadas.
O nome da operação, “Solo Corrompido”, faz referência às negociações ilícitas identificadas durante a apuração, simbolizando o conjunto de atos destinados a influenciar a votação da lei que trataria da implantação do novo cemitério municipal.
Da redação do Rondônia em Pauta


