29 de novembro de 2025 | Email: [email protected] | Telefone: (069) 98160-2636

Operação Nativa mira grupo envolvido na extração ilegal de madeira em áreas indígenas da União

PF cumpre mandados em Espigão D’Oeste/RO e Cacoal/RO após identificar atuação organizada na exploração do Parque do Aripuanã.

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (28/11), a Operação Nativa, destinada a desarticular um grupo criminoso responsável pela extração e pelo transporte ilegal de madeira retirada de Terras Indígenas da União, com foco na região do Parque do Aripuanã.

Ao longo da manhã, policiais federais cumpriram seis mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Vilhena/RO, nas cidades de Espigão D’Oeste/RO e Cacoal/RO.

As investigações tiveram início após a prisão em flagrante de um dos integrantes do grupo, que transportava madeira nativa sem documentação legal em um caminhão sem placas. A análise dos materiais apreendidos revelou a existência de uma estrutura organizada, com o uso de rádios comunicadores para monitoramento das equipes de fiscalização e apoio às ações criminosas.

A apuração também indica possível participação de lideranças indígenas, que teriam facilitado o acesso dos investigados às áreas protegidas e contribuído para a exploração irregular dos recursos florestais.

As diligências seguem para aprofundar a identificação dos envolvidos e o alcance das atividades ilícitas na região.

Da redação do Rondônia em Pauta





Mais notícias








Veja também