sexta-feira, 20 setembro, 2024
Sexta-feira, 20 de setembro de 2024 - E-mail: [email protected] - WhatsApp (69) 9 9929-6909





Blatter Blatter Blatter Blatter Bateu

Deus abençoe a imprensa livre e principalmente a internet livre, ou quase.

Por longas décadas ouvimos falar em supercraques, chamados às vezes de deuses do futebol. Em outros momentos comentaristas, auto intitulados sabidões da bola, ao justificarem fatalidades, diziam “Os deuses do futebol quiseram assim”.

Quando jovem eu acompanhava o futebol com lupa, atento aos detalhes. Agora que sou menos jovem, acompanho com binóculo. Deixei o futebol mais longe de mim, pois os afazeres obrigam; e a mesmice dos campeonatos de alto valor econômico também desanima.

Surpreendidos fomos com a notícia da prisão do Sr. José Maria Marin. Lendo a notícia fica-se sabendo que a prisão ocorreu na Suíça. Entendi. Um homem de 83 ano, poderoso, ex-presidente da CBF, preso no Brasil seria coisa inacreditável. Ou nem tanto, já que a autoridades brasileiras estão atentas.

O poderoso FBI investigou, apresentou provas e pediu a prisão da moçada do futebol internacional, entre eles o Seu José. Tudo pelo bem da humanidade e em favor do esporte.

Mas acontece que os Estados Unidos têm interesses. A Rússia foi escolhida para sede da copa de 2018. Bem, nada a ver uma coisa com a outra, não vamos misturar o futebol com política internacional. Mas tão logo foi reeleito presidente da FIFA, Joseph Blatter recebeu de imediato os cumprimentos de Vladmir Putin. Tem alguma coisa de geopolítica americana nos episódios suíços?

Talvez precisemos rever nossos conceitos de geopolítica e acrescentar o esporte com mais entusiasmo nas disputas pela hegemonia entre os países. Quanto mais alguma coisa movimentar dinheiro, maior o interesse pelo assunto.

Quando Pelé jogava seu salário era US$ 10.000,00; quase nada comparado com o que certos jogadores da seleção ganham hoje. Os estádios são arenas ricas, os dirigentes de grandes clubes se cercam de profissionais, etc. coisas que todos sabem: $ $ $ $

Aqui na Terra Tupiniquim os gritos de protesto ecoaram contra a gastança em favor da Copa 2014. Governo campeão em gastar além do previsto, o orçamento estourou. Lula conseguiu trazer a Copa. Ele tinha planejado se valer da livre iniciativa para fazer as obras, mas faltou combinar com a livre iniciativa. Parece que a iniciativa privada preferiu receber do governo a dinheirama ao invés de investir para recuperar os gastos e, quem sabe, ter algum lucro no futuro. Ora, por que esperar o futuro se o governo generoso é logo ali. E os cofres públicos participaram da festa alheia mais uma vez.

Quanto a FIFA, segundo notícias do Jornal “O Estado de São Paulo”, de 15 de março deste ano, faturou R$ 16.000.000.000,00 com a Copa de 2014; lucro nunca alcançado na vida da instituição em qualquer das outras copas (fonte: http://esportes.estadao.com.br/noticias/futebol,fifa-fatura-r-16-bilhoes-com-a-disputa-da-copa-do-mundo-no-brasil,1653669).

Agora essa história do Sr. José M. Marin preso na Suíça. As últimas informações dão conta de que ele pode ser extraditado para os Estados Unidos. O que o advogado dele solicitou em seu favor, não conseguiu. A justiça Suíça é fogo. Pensando bem, a Presidente Dilma poderia pedir clemência por ele. Ela já tem experiência no assunto. E, afinal, é uma questão humanitária, já que esse senhor está na casa dos 83 anos. Não é muita idade, o Silvio Santos está chegando aos 85 (12 de dezembro) e continua trabalhando. Mas, mas…

Quem sabe ele possa vir para o Brasil e ser julgado aqui. Dizem os entendidos que, para tanto, ele precisa ser processado em nosso País e então o juiz pediria a extradição dele para as terras tupiniquins. É uma chance. Para quem?

Bem, a Polícia Federal já está investigando a CBF e quem sabe algum promotor resolva, em nome do Bem Público, solicitar abertura de processo criminal, ou o que for contra ele. Aí o teríamos aqui, sendo julgado aqui, pelos erros que supostamente teria cometido aqui.

Mas aqui é um outro lugar, às vezes um pouco longe da Justiça. E vai que as investigações americanas se aprofundem e acabe aparecendo algo de sujo envolvendo alguns governantes brasileiros? Deus me livre e guarde pensar que alguém tenha se sujado por causa do futebol e da Copa do Mundo.

Tendo tanto dinheiro envolvido, certamente tudo foi muito bem controlado, conferido e fiscalizado. Os gastos a mais com a Copa e o lucro enorme da FIFA foram fatalidades, os deuses do futebol assim o quiseram. Só que alguns semideuses estão presos, e o poderoso renunciou.

Ivanor-ArtigosQuanto ao povo, parece cada vez mais desconfiado da velha ideia de que futebol é futebol, política é política e economia é economia. As coisas estão muito misturadas e a paixão pelo futebol é só um slogan cada vez mais desbotado pelo ácido das falcatruas noticiadas e espalhadas pela internet.

Dúvida: será que para alguns com “a pulga atrás da orelha” é melhor que o Sr. Marin seja julgado aqui no Brasil do que nos EUA?

De tanto bater no Blatter o Blatter bateu em retirada.

Viva Tim Berners-Lee, criador do www (world wide web).




Mais notícias






Veja também

Pular para a barra de ferramentas