Secretário municipal de Saúde participou da reunião
A Reunião das Comissões da Câmara de Vereadores de Vilhena, da manhã desta segunda-feira (4), foi realizada no auditório devido à presença massiva de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e do secretário de Saúde, José Aparecido, que foram convidados pelo vereador Samir Ali (Podemos).
Entre os assuntos debatidos está a equiparação salarial do piso nacional que o Governo Federal aprovou em maio e o pagamento retroativo. Também foi pautado o reajuste da insalubridade dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e o correto registro da produção.
Sancionada no dia 6 de maio, a Emenda Constitucional (EC) 120/2022 estabelece o pagamento de R$ 2.424,00 do piso dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de combate à endemias (ACE).
Além dos vencimentos dos ACS e ACE, a EC 120/2022 estabelece pagamentos de outros consectários e vantagens, incentivos, auxílios, gratificações e indenizações, como reconhecimento e valorização do trabalho desses profissionais.
Representando os ACS, esteve presente Caroline Santos que questionou diretamente o secretário municipal de Saúde, na reunião: “Em nível do Estado, Vilhena está no sétimo lugar, e ainda há muito para melhorar, precisamos ter nossa remuneração equiparada”, pontuou.
“Agradeço a presença de todos os envolvidos para poder dirimir as dúvidas e trazer as cobranças e apresentar a problemática, para resolver a situação e dar um tratamento para que todos tenham melhores condições de trabalho. A celeridade é necessária devido a que pode haver uma mudança de prefeito nestes dias e queremos que as coisas aconteçam, se possível encaminhe logo hoje essa lei para que possamos votar amanhã”, apontou Samir Ali, vice-presidente da Casa de Leis.
Da redação do Rondônia em Pauta