Terminais rondonienses integram primeira rodada do Programa AmpliAR, que prevê investimentos privados em infraestrutura aérea regional.

Os aeroportos de Cacoal/RO e Vilhena foram oficialmente leiloados nesta quinta-feira (27), dentro da primeira etapa do Programa AmpliAR, conduzido pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor). A GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, venceu a disputa e assumirá a gestão dos dois terminais pelo prazo de 30 anos.
Com o resultado, a empresa será responsável por aplicar investimentos para modernização das estruturas aeroportuárias, com foco na melhoria do atendimento aos passageiros e no fortalecimento da atividade econômica nas regiões atendidas. O contrato prevê recursos privados para ampliação de capacidade operacional, adequações em equipamentos e intervenções que garantam maior eficiência no fluxo aéreo.
Após o leilão, o diretor financeiro da GRU Airport, Neirim Duarte, ressaltou a relevância do avanço para a empresa e para o setor regional de aviação.
Além dos terminais rondonienses, a concessionária arrematou também os aeroportos de Lençóis (Bahia), Paulo Afonso (Bahia), Barreirinhas (Maranhão), Porto Alegre do Norte (Mato Grosso), Araripina (Pernambuco), Garanhuns (Pernambuco), Serra Talhada (Pernambuco), São Raimundo Nonato (Piauí) e Araguaína (Tocantins).
Criado para ampliar a conectividade aérea em regiões remotas e integrar localidades à malha nacional, o Programa AmpliAR prevê a modernização de até 100 aeroportos em todo o país, com investimentos que podem superar R$ 5 bilhões. Nesta primeira rodada, foram ofertados 19 terminais regionais, incluindo os de Rondônia.
Além de Rondônia, participaram desta fase aeroportos de estados como Acre, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Ceará e Mato Grosso.
Da redação do Rondônia em Pauta


