O principal objetivo é adequar o espaço sagrado e criar a arte sacra para que estejam a serviço da liturgia dos mais de 500 fiéis que frequentam a igreja
Evangelizar por meio da arte é o trabalho da Artista Sacra Mari Bueno. A especialista em Arte Sacra e Mariologia, já desenvolveu projetos em diversos estados do Brasil e na última terça-feira (07), iniciou a revitalização da paróquia Nossa Senhora Aparecida na cidade de Colorado do Oeste, em Rondônia.
O convite foi realizado pelo padre Manoel Costa em 2022, porém, após um contratempo com o telhado da igreja, o projeto de revitalização interno foi adiado e retornou apenas em março de 2023. O principal objetivo é adequar o espaço sagrado e criar a arte sacra para que estejam a serviço da liturgia, auxiliando os mais de 500 fiéis que frequentam a Igreja.
“Nós convidamos a Mari Bueno por suas inúmeras qualificações e principalmente por ter grande conhecimento e formação em Arte Sacra, Espaço Litúrgico e Mariologia. Quando visitei Sinop tive a oportunidade de conhecê-la assim como apreciar as suas obras. O seu trabalho me encantou e imediatamente apresentei para o Bispo como sugestão para a revitalização da nossa igreja. Mesmo com a minha transferência, fico contente que a paróquia irá receber essa reforma”, afirmou o padre Manoel Costa.
Após a aprovação do projeto o processo de execução está sendo realizado em várias etapas, desde os elementos do espaço como também da iconografia, com o foco de enfatizar a fé cristocêntrica.
“A Mari tem como característica essa produção belíssima e litúrgica, que causa reflexão. Somos uma paróquia do interior, mas temos uma grande preocupação e conhecimento de que a arte atrelada à liturgia possui um importante papel de evangelização”, destacou o atual padre responsável pela paróquia, Adriano Cleberson da Silva.
Todo o projeto segue as normas litúrgicas orientadas pela igreja. Dentre as técnicas utilizadas está o mosaico que será aplicado na porta do sacrário, localizado na capela do Santíssimo, local que também receberá uma pintura de dois anjos com turíbulos. Os fiéis poderão contar, ainda, com a construção de uma pia batismal e com elementos litúrgicos do presbitério.
“A segunda etapa é a iconografia no presbitério, que vai contemplar três paredes, que representam o início da missão de Jesus através da passagem de Bodas de Caná, da imagem de Cristo ressuscitado, somadas a tradicional cruz esculpida em madeira com a adição da imagem da Maria, das mulheres e do discípulo amado ao pé da cruz”, detalhou a artista Mari Bueno.
O espaço será contemplado, ainda, com detalhes na porta da Capela do Santíssimo, sinalizando a entrada e do outro lado com a adição de um local específico para a colocação da imagem da padroeira do Brasil e também da igreja de Colorado do Oeste, Nossa Senhora Aparecida.
Mari Bueno
Artista sacra e muralista, paranaense que reside em Sinop, MT, desde 1979. Realizou exposições e recebeu 26 premiações no Brasil e em outros países, entre eles, Itália, França, Alemanha, Suíça, Inglaterra, EUA, Portugal e Egito. No Museu do Louvre em Paris, na França, participou de três exposições, ganhando menção honrosa por suas obras.
Em 2012 foi convidada pelo Museu de Chianciano, na Itália, única brasileira entre 140 artistas de 40 países. No mesmo ano também fez parte de duas Bienais na Europa, a Bienal de Londres, onde ganhou menção especial por sua participação, e a Bienal de Chianciano na Itália. Em, 2014, levou 49 obras sacras para o Museu de Arte Sacra e Etnologia no Santuário de Fátima em Portugal e em seguida esta mesma exposição foi apresentada no Museu Tesouro da Misericórdia na cidade de Viseu, Portugal. E em 2015 na Basílica de Santo Ambrósio em Milão.
Pós-graduada em Arte Sacra, Espaço Litúrgico Celebrativo e Mariologia. É membro da Pastoral do Artista Sacro da CNBB e associada da Academia Marial de Aparecida. Estudou na Itália técnicas de mosaico, pintura, desenho e iconografia. Em 2019 foi convidada pelo Santuário Nacional de Aparecida para criar a arte do XIII Congresso Mariológico e realizou neste evento uma exposição com 12 obras marianas. Em setembro de 2019 realizou a exposição individual “Amazônia” na Sala Stampa do Vaticano em Roma durante o Sínodo da Amazônia.
Sua obra com o título “Maria às pressas” foi entregue ao Papa Francisco em abril de 2022. Artista sacra reconhecida no Brasil e no exterior, projetou e executou mais de 3000 m² de arte sacra em Igrejas e capelas em várias regiões do país, entre elas a Catedral de Sinop.
Por Julia Briante, BW Comunicação em atendimento à artista sacra, Mari Bueno.