sexta-feira, 12 abril, 2024
Sexta-feira, 12 de abril de 2024 - E-mail: [email protected] - WhatsApp (69) 9 9929-6909



Caminhada pelo Autismo acontece nesta terça, 2, Dia Mundial de Conscientização em Vilhena

Caminhada acontece na terça-feira, 2 de abril, às 16h30 no Centro de Vilhena

No próximo dia 2 de abril, o mundo se une para celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, uma data importante para promover a compreensão e aceitação das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em Vilhena, a Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Vilhena (Amavi) está organizando a 4ª Caminhada pelo Autismo, um evento marcante que busca não apenas aumentar a conscientização sobre o TEA, mas também oferecer apoio às famílias que enfrentam esse desafio.

A Amavi existe desde 2019 e hoje tem em média 350 famílias cadastradas, com uma ou mais pessoas dentro no espectro, na mesma família. Desde sua fundação a Amavi trabalha visando a melhoria na qualidade de vida dos autistas e suas famílias. Nos últimos anos Amavi tem realizado diversas formações e capacitações de excêlencia voltadas principalmente nas áreas da Educação, Saúde, onde enfrentam os maiores desafios, e também para pais e familiares.

A associação oferta atendimento com neuropediatra, uma vez que o diagnóstico precoce é fundamental para o bom desenvolvimento das crianças, em razão de que as crianças são direcionadas para as intervenções terapêuticas que necessitam. Vale lembrar que quando falamos em autismo, falamos em déficits na comunicação verbal e não verbal e no comportamento, ou seja, atraso no desenvolvimento, logo, se há atraso não há mais tempo a perder.

A concentração para a caminhada está marcada para as 16h30, na esquina da Av. Major Amarante com a Marques Henrique, no Centro de Vilhena. Esta iniciativa da Amavi, fundada em 2019, tem como objetivo principal sensibilizar a comunidade sobre as necessidades das pessoas com autismo e oferecer um espaço de acolhimento e suporte para as famílias que acabaram de receber o diagnóstico.

Ao caminhar juntos pelas ruas de Vilhena, os participantes da 4ª Caminhada pelo Autismo demonstram solidariedade e apoio àqueles que vivem com TEA e suas famílias. Além disso, a caminhada é uma oportunidade para que a sociedade compreenda melhor as características do autismo e promova um ambiente mais inclusivo e acolhedor para todos.

A 4ª Caminhada pelo Autismo em Vilhena não é apenas um evento, é um ato de amor e compreensão. Ao participar desta iniciativa, os cidadãos de Vilhena demonstram seu compromisso em construir uma comunidade mais empática e solidária, onde todas as pessoas, independentemente de suas diferenças, são valorizadas e respeitadas.

Por RO em Pauta




Mais notícias





Veja também

Pular para a barra de ferramentas