A Direção do Campus de Vilhena da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) designou uma Comissão de Trabalho composta por servidores engajados e comprometidos, que terão a missão de conduzir um estudo abrangente sobre o desmembramento da UNIR, visando a criação de uma nova Universidade. A proposta já foi aprovada no Conselho Superior da UNIR e está sendo retomada por iniciativa dos campi envolvidos: Ji-Paraná, Cacoal e Rolim de Moura.
A Comissão, composta por profissionais altamente qualificados, reúne nomes que representam diferentes áreas do conhecimento e setores e têm em comum a dedicação em construir um ensino superior mais forte e adaptado às demandas específicas da região: Sérgio Candido de Gouveia Neto, Evimael Alves Teixeira, Julio Robson Azevedo Gambarra, Célio Vieira Nogueira, João Paulo Barroso, Gesse Ricardi Batista Garcia e Joice de Moraes.
A responsabilidade da comissão será mapear as complexidades e implicações do desmembramento. Ela também será encarregada de promover discussões internas, audiências públicas com a comunidade de Vilhena e regiões adjacentes, além de estabelecer contatos institucionais relevantes. O objetivo é obter uma visão ampla e abrangente sobre o tema, levando em consideração diversas perspectivas e contribuições. O prazo estabelecido para a conclusão dos trabalhos é de 180 dias, a partir da entrada em vigor do ato.
O Diretor do Campus de Vilhena, Prof. Claudemir da Silva Paula, enfatiza a importância dessa iniciativa para a Região Conesul: “Estamos diante de um momento histórico para nossa comunidade acadêmica e para toda a região. A criação de uma nova universidade tem o potencial de impulsionar o desenvolvimento regional, fortalecendo o ensino, a pesquisa e a extensão de maneira mais focada e alinhada às nossas realidades.”
A UNIR – Campus de Vilhena está confiante de que a Comissão de Trabalho desempenhará um papel fundamental nessa jornada e reafirma o compromisso em contribuir ativamente para o crescimento e aprimoramento da educação superior em nossa região.
Fique atento às atualizações desse importante trabalho que influenciará diretamente o futuro da educação no Conesul.
Fonte: Campus de Vilhena