Ferramentas online facilitam controle da sanidade e movimentação do gado no Estado
Para declarar os rebanhos à Idaron (Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia), os criadores de animais de Vilhena podem recorrer a uma simples ferramenta digital que permite realizar o informe pela internet, sem sair de casa. A declaração, obrigatória duas vezes por ano, está disponível para ser preenchida no site oficial da entidade até 31 de maio. Com quase 200 mil cabeças de gado e milhares de outros animais que exigem prevenção contra a Febre Aftosa, Vilhena já desponta como uma das que mais utiliza a tecnologia para o monitoramento do rebanho.
“Basta acessar o site da Idaron, que é o www.idaron.ro.gov.br, e clicar na imagem em destaque, no topo. Será necessário informar o CPF e a senha. Se o produtor encontrar dificuldades no acesso e preenchimento, pode tirar dúvidas através do WhatsApp institucional da Idaron de Vilhena, pelo número 9258-1097. Essa forma de declaração poupa tempo do produtor, evita deslocamentos e dá comodidade aos criadores de animais”, explica Fernando Miglioranza, chefe da unidade vilhenense da entidade.
Em Vilhena, o uso do sistema online para emissão de GTAs, que são as Guias de Trânsito Animal, vem crescendo vertiginosamente. Em 2023 cerca de 67% do total deste documento foi emitido pela internet, totalizando 9.318 GTAs contra 4.599 GTAs solicitados presencialmente.
A declaração de rebanhos é vital para que Rondônia continue com o status livre de febre aftosa com reconhecimento internacional, bem como continuar de olho nas doenças que podem acometer os rebanhos bovinos, bubalinos, suínos, ovinos e caprinos. Essa conquista é parte do empenho e trabalho e parceria entre produtores rurais e a Idaron.
Da assessoria