Tradicional entrega de ovos de páscoa é interrompida pela primeira vez, após muitos anos
Crianças carentes e alunos das 29 escolas da rede municipal de ensino de Vilhena ficarão sem o tradicional Ovo de Páscoa pela primeira vez em muitos anos.
No ano passado, a Secretaria Municipal de Educação distribuiu mais de 14 mil ovos de chocolate para todos os alunos e servidores da rede municipal de ensino. Em outras ocasiões, a Secretaria Municipal de Assistência Social também fez a entrega para crianças de famílias carentes cadastradas nos programas sociais.
Questionados pelo Rondônia em Pauta, os atuais titulares da pasta, Flávio de Jesus da Educação e o ex-vereador Rogério Golfetto, da Assistência Social, enviaram justificativas diferentes.
Golfetto informou que no ano passado não foi deixado nada programado no orçamento, por isso não foi possível fazer a entrega este ano. “Apenas poucos bombons vamos distribuir para os programas Criança Feliz e Centro de Convivência da Criança, uns saquinhos de bala que ficaram programados desde o ano passado. Mas o ano que vem vamos distribuir, porque haverá um local para fabricar os ovos de páscoa. Nós vamos fazer o orçamento para o outro ano e vamos incluir”, afirmou.
Já o secretário de Educação, Flávio de Jesus, respondeu: “As nutricionistas vem contingenciando os doces como forma de educação alimentar. O FNDE inclusive proíbe e regula o consumo de doces nas Escolas”.
A afirmação de Flávio vai de encontro com a entrega de 13.800 ovos de chocolate ao leite, entregues no ano passado, destes 700 foram sem lactose e 20 foram zero açúcar. Ou seja, há como se planejar para entregar os ovos seguindo as recomendações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Por Rondônia em Pauta