Moradores receberam mensagem de “alerta extremo” acompanhada de som semelhante a sirene; iniciativa é apenas demonstração e visa prevenir desastres naturais e tecnológicos.

Na tarde deste sábado (20), moradores de Rondônia e de outros estados da região Norte foram surpreendidos por um barulho incomum nos celulares, seguido de uma mensagem de alerta máximo. O sinal, semelhante a uma sirene, é parte do sistema da Defesa Civil e, desta vez, tratou-se apenas de uma demonstração.
A mensagem recebida informava: “Alerta extremo – Defesa Civil: Demonstração do novo sistema de alerta de emergência.”
De acordo com o governo de Rondônia, o objetivo do sistema é prevenir desastres naturais e tecnológicos. Em situações reais, o alerta será usado para orientar moradores que estiverem em áreas de risco de alagamentos, enxurradas, enchentes, deslizamentos de terra, vendavais, entre outros eventos perigosos.
O funcionamento é simples: o aviso chega por meio da tecnologia conhecida como “Alerta de Emergência Sem Fio”. Dessa forma, mensagens de texto são enviadas a todos os celulares conectados às redes 4G ou 5G em determinada área, sem necessidade de cadastro prévio.
Da redação do Rondônia em Pauta


