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Deputada Rosangela Donadon propõe criação do Programa de Acompanhamento Integral para estudantes com dislexia em Rondônia


Na busca por uma educação inclusiva e igualitária, a deputada estadual Rosangela Donadon (União Brasil) apresentou o projeto de Lei 117 que visa a criação do Programa de Acompanhamento Integral dos Estudantes com Dislexia na rede estadual de ensino e nas universidades públicas de ensino em Rondônia. A proposta tem como objetivo primordial garantir a identificação precoce, o encaminhamento para diagnóstico e o apoio educacional, tanto na rede de ensino especializada quanto na rede de assistência social, com apoio terapêutico especializado em saúde.

A dislexia é um transtorno de aprendizagem de origem neurológica que afeta a habilidade de leitura e escrita. No entanto, muitas vezes, esse transtorno passa despercebido, o que acarreta dificuldades significativas para os estudantes afetados, comprometendo seu desempenho acadêmico e sua autoestima.

O programa proposto pela deputada Rosangela Donadon tem como principal objetivo fornecer uma abordagem integral para o acompanhamento dos estudantes com dislexia. Através de um processo de identificação precoce, será possível encaminhar os estudantes para avaliações e diagnósticos especializados, garantindo um suporte educacional adequado às suas necessidades.

A deputada Rosangela Donadon ressaltou a importância da aprovação do programa. “É fundamental garantir a igualdade de oportunidades para todos os estudantes. A criação desse programa é um passo importante para promover a inclusão educacional dos estudantes com dislexia em Rondônia”, disse a parlamentar.

O projeto de Lei agora segue para tramitação nas instâncias legislativas, onde será discutido e votado pelos parlamentares. Caso aprovado, espera-se que a iniciativa seja implementada de forma efetiva, proporcionando um ambiente educacional mais inclusivo e apoiando os estudantes com dislexia em seu processo de aprendizagem e desenvolvimento pessoal.

A implantação desse programa trará benefícios significativos para os estudantes com dislexia, proporcionando-lhes o suporte necessário desde o início de sua jornada educacional. Com a identificação precoce e o encaminhamento adequado para diagnóstico, os alunos terão acesso a estratégias e recursos pedagógicos específicos, que visam superar as barreiras impostas pela dislexia e promover o desenvolvimento de suas habilidades acadêmicas.

Em um cenário onde a inclusão e a igualdade de oportunidades são valores fundamentais, a proposta da deputada Rosangela Donadon representa um avanço significativo na promoção da educação inclusiva em Rondônia. Caso o projeto seja aprovado e implementado de maneira eficaz, espera-se que sirva como um exemplo inspirador para outros estados e municípios, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Por Assessoria




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