Durante a reunião foram apresentadas melhorias já feitas e apresentadas novas reivindicações.
Na manhã da quinta-feira (20) aconteceu um encontro entre representantes da Associação Comercial e Empresarial de Vilhena (ACIV), do DETRAN e da CIRETRAN. O objetivo foi debater e propor melhorias no atendimento feito ao público. Donos de concessionárias e garagistas também estiveram na reunião.
O presidente da ACIV, Dirceu Hoffmann, solicitou uma revisão nas taxas e impostos, que são maiores que as do Mato Grosso, e isso tem feito com que muitos veículos sejam emplacados no estado vizinho, fazendo com que o estado e o município deixam de arrecadar. Essa questão deve ser levada ao setor estadual de finanças.
Já os garagistas e donos de concessionárias pediram que os documentos fossem emitidos com mais agilidade, e também questionaram a burocracia das intenções de venda, a quantidade de funcionários para atender a demanda de veículos de Vilhena e o tempo gasto nas vistorias. Também presente na reunião, o Secretário Municipal de Turismo, Indústria e Comércio Vilhena, Adilson de Oliveira, abordou a dificuldade que o setor de transporte tem para ser atendido em emergências que acontecem durante as viagens.
O diretor geral do DETRAN-RO, Neil Aldrin Faria Gonzaga, comentou as melhorias e modernizações que já foram feitas nos processos de atendimento, como a informatização para acelerar as documentações dos despachantes. Ele disse também que o canal de comunicação entre a CIRETRAN e o público que busca o órgão está aberto, e agradeceu pela a iniciativa da ACIV de promover esse encontro.
O chefe da Ciretran de Vilhena, Gustavo Ozeika, comentou sobre as melhorias que foram feitas dentro da unidade do município, como o aumento no quadro de efetivos, que havia sido afetado pela pandemia. Ele adiantou que em breve o atendimento presencial irá retornar, de modo que garanta a segurança dos que buscam os serviços do órgão.
Após a reunião, que foi considerada produtiva e também contou com a presença do diretor administrativo da ACIV, Rafael de Oliveira, da gerente de Ciretrans, Ana Paula Lopes Coelho Bariani, e do Secretário Executivo Regional, Nilton Gomes Cordeiro, o presidente da ACIV agradeceu a presença de todos e a disposição dos representantes do DETRAN e CIRETRAN para ouvir as solicitações.
Por Jessica Chalegra