quinta-feira, 25 julho, 2024
Quinta-feira, 25 de julho de 2024 - E-mail: [email protected] - WhatsApp (69) 9 9929-6909




Em Rondônia, PRF finaliza Operação Temática contra Crimes Ambientais (OTECA)

A operação teve como um dos principais objetivos intensificar a fiscalização nas principais rotas utilizadas para o transporte ilegal de produtos ambientais na Amazônia Legal

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, no período de 24 de junho a 6 de julho, a XXXIV Operação Temática de Enfrentamento aos Crimes Ambientais (OTECA) nos estados de Rondônia, Acre e Amazonas.

A operação, que foi dividida entre fase teórica e operativa, teve como principal objetivo não apenas fortalecer o contingente, mas também intensificar a fiscalização nas principais rotas utilizadas para o transporte ilegal de produtos ambientais na Amazônia Legal. Esta iniciativa faz parte das ações estratégicas delineadas pelo Plano Amazônia: Segurança e Soberania – Plano AMAS.

Ao longo da ação, mais de 50 colaboradores de diversas entidades, incluindo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Polícia Militar Ambiental de Rondônia (BPA-RO), o Exército Brasileiro e a PRF, foram mobilizados.

Os resultados foram significativos, com um total de 59 ocorrências relacionadas a crimes ambientais. A fiscalização abrangeu aproximadamente 300 veículos, resultando na apreensão de 272 metros cúbicos de madeira, 2.454 kg de pescado, 14 toneladas de cassiterita, duas motosserras e 34 ocorrências relacionadas a emissões veiculares. Ainda, duas armas de fogo e 50 kg de cloridrato de cocaína também foram apreendidos.

Além do papel crucial no combate aos crimes ambientais, operações temáticas como essa promovem a integração e o intercâmbio de conhecimento entre as forças de segurança e demais entidades públicas. Essa colaboração é essencial para fortalecer a eficácia do Estado no enfrentamento às atividades ilícitas, conforme preconizado pela Constituição Federal de 1988, que estabelece a proteção ao meio ambiente como um dever do poder público e de toda a sociedade.

A PRF reforça seu compromisso contínuo com a capacitação e desenvolvimento de seu efetivo, visando não apenas a preservação ambiental imediata, mas também garantindo um futuro sustentável para todos os cidadãos.

PRF




Mais notícias






Veja também

Pular para a barra de ferramentas