Construção data de 1980
A reforma do prédio da Secretaria Municipal de Terras da Prefeitura de Vilhena (Semter) vai custar um milhão de reais aos cofres públicos. O decreto que oficializa a reforma foi publicada no Diário Oficial de Vilhena da quinta-feira (13), veja aqui na página 17 do DOV.
A ação teve o aval da Câmara de Vereadores que aprovou o projeto de lei, de forma unânime, na última sessão da terça-feira, 11 de outubro.
A Prefeitura de Vilhena justificou a reforma alegando que com a obra a Semter poderá oferecer um melhor atendimento à população e prestar um serviço de qualidade ao contribuinte, bem como propiciar um ambiente salubre e seguro para os servidores, visto que, conforme pode ser verificado em laudo técnico elaborado por um profissional especializado na área de arquitetura, o prédio não consegue oferecer condições em seu estado atual.
Segundo o laudo técnico, a edificação foi construída em 1980 e, pelos materiais empregados na época, a vida útil é de apenas 10 anos. A vistoria, realizada no dia 30 de agosto de 2022, encontrou os seguintes problemas:
1. Infiltração por avarias na cobertura;
2. Trincas e rachaduras nas paredes;
3. Colapso do piso estourando por motivo de dilatação;
4. Ataque de xilófagos que comprometem elementos da tectônica;
5. Sistema de rede lógica e elétrica exposta e inadequada;
6. Desplacamento do forro e do piso;
7. Elementos biológicos que contribuem para a poluição visual e risco à
edificação;
8. Layout inadequado para comportar a quantidade de funcionários desempenhando suas atividades
A vistoria concluiu que a edificação oferece risco aos contribuintes e funcionários que a dispõem, visto que possui vida útil com seus limites estabelecidos por norma ultrapassados. As intervenções necessárias visam dar maior conforto e segurança aos cidadãos que buscam os serviços da secretaria, bem como aos seus funcionários, além de evitar seu colapso total.
Da redação do Rondônia em Pauta