segunda-feira, 23 setembro, 2024
Segunda-feira, 23 de setembro de 2024 - E-mail: [email protected] - WhatsApp (69) 9 9929-6909





Emissão de RG pode ser suspensa em Vilhena, após Governo reduzir orçamento

A entrega do documento tem demorado em torno de 60 dias

Foto: Joel Jonas

O Registro Geral, popularmente conhecido como a sigla RG, é um documento de identificação fundamental para os brasileiros. Em Vilhena, as emissões foram reduzidas e o munícipio corre o risco de ter o serviço suspenso, tendo os munícipes do Cone Sul do estado de Rondônia terem que fazer o documento, na Capital, Porto Velho.

Foto: Joel Jonas

Em conversa com o Secretário Municipal de Assistência Social, Rogério Golfetto, ele ressaltou os esforços para continuar realizando o serviço e explicou a demora para confecção do documento. “A demanda do nosso munícipio aumentou muito, devido a essa nova lei que a cada 10 anos tem que renovar, então tivemos uma procura muito grande. Nós quando assumimos a partir de janeiro, nós tomamos os cuidados para que entre 45 e 60 dias, mandamos uma equipe fazer esses documentos. Hoje, mais que 60 dias não demora […] Nós ficamos preocupados na semana passada, porque recebemos um comunicado do governo do estado, em que foi citado, estaria com pouco papel moeda para produção dos RG,s e iria diminuir muito. Como nós temos uma demanda aqui até final de junho, estamos com a agenda lotada”, explicou.

Após enviarem requerimento solicitando mais cédulas para confecção dos documentos, foi atendido com cerca de 300 cédulas, mas a quantidade ainda não garante que consiga atender a demanda do munícipio e o secretário alerta para uma possível suspensão das emissões. “Vamos conseguir trabalhar até junho e aí precisaremos da parceria do governo. Que continue nos mandados as cédulas, caso contrário, teremos que para a emissão do RG aqui”, encerrou.

O tema também foi destacado durante a última sessão da Câmara de Vereadores, pelo parlamentar Pedrinho Sanches. “Tivemos também uma pauta do deputado junto ao instituto de identificação, estava sendo cortado metade dos recursos para se tirar até mesmo carteira de identidade. Nós fizemos uma justificativa com o deputado, justificando que estamos nos lugares mais longínquos da capital. Imagina, Pimenteiras, Cerejeiras, Colorado, entre outras cidades do Cone Sul, se deslocar para Porto Velho para tirar uma carteira de identidade”, explicou.

Ainda de acordo com o parlamentar, obteve uma resposta que não seria tirado o recurso e que seriam trago mais governo itinerante para facilitar a emissão do documento.

Por Joel Jonas ao Rondônia em Pauta 




Mais notícias






Veja também

Pular para a barra de ferramentas