quinta-feira, 25 julho, 2024
Quinta-feira, 25 de julho de 2024 - E-mail: [email protected] - WhatsApp (69) 9 9929-6909




Etapa rondoniense da campanha de vacinação contra Poliomielite começa nesta segunda-feira, 27

Meta é vacinar pelo menos 95% de uma população de 141 mil crianças

O governo de Rondônia lança nesta segunda-feira (27), a etapa rondoniense da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A campanha acontece no período de 27 de maio a 14 de junho, sendo 8 de junho, o “Dia D” de divulgação e mobilização nacional. A meta é vacinar pelo menos 95% de uma população de 141 mil crianças, de até cinco anos, em todo o estado.

A ação é desenvolvida por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO), e em parceria com os municípios. O “Dia D” foi a data proposta pelo Ministério da Saúde e acatada pela Agência Estadual, mas os municípios têm autonomia para definir outras datas de mobilização para vacinação, conforme a realidade local.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância da participação e atuação dos gestores de saúde, bem como dos profissionais da área, na organização das ações para o sucesso da campanha em todo o estado. “A cooperação e efetiva participação de todos os municípios, e a abertura do máximo possível de salas de vacinação é fundamental para manter a doença erradicada no estado”, salientou.

Conforme o diretor-geral da Agevisa/RO, Gilvander Gregório de Lima, em 2023, foram alcançados 89,97% do público alvo, e a meta pretendida para este ano é de 95%. “Vamos empreender todos os esforços para contribuir com a erradicação da poliomielite. Para isso, é essencial garantir o acesso às vacinas, reduzir os bolsões de não vacinados e aumentar a cobertura vacinal”, enfatizou.

POLIOMIELITE

Doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida, causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3, que em geral acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível. A estratégia de vacinação é fundamental para redução do risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, uma vez que a doença se encontra eliminada no país desde 1994.

De acordo com o Programa Nacional de Imunizações (PNI), nesta campanha serão utilizadas as vacinas: oral poliomielite (VOP); e inativada poliomielite (VIP), para vacinação das crianças menores de 5 anos de idade. Atualmente o país se encontra em processo de transição para substituição das duas doses de reforço da vacina oral poliomielite (VOP), para um reforço com vacina inativada poliomielite (VIP).

Fonte
Texto: Valbran Junior
Fotos: Pedro Adilon
Secom – Governo de Rondônia




Mais notícias






Veja também

Pular para a barra de ferramentas