O documentário retrata a tradicional “Festa do Divino Espírito Santo” realizada nas comunidades à margem do Rio Guaporé na fronteira entre Brasil e Bolívia.
Entre os dias 2 a 4 de março foi exibido através de lives o documentário “Rio da Fé” que homenageia a centenária e tradicional “Festa do Divino Espírito Santo” realizada em Rondônia.
A festa é considerada uma das mais antigas manifestações culturais de Rondônia, e foi retratada no documentário produzido em 2015.
O filme de 20 minutos acompanha a chegada da romaria aquática no município de Pimenteiras do Oeste e acompanha os sete dias de duração daquela que é considerada uma das maiores festas religiosas de Rondônia que acontece há mais de 120 anos. A Festa do Divino Espírito Santo acontece nas comunidades à margem do Rio Guaporé nos limites territoriais do Brasil e da Bolívia.
Coordenado pela produtora cultural Andressa Machado o projeto cultural “Rio da Fé”, foi contemplado no edital Nº77/2020/SEJUCEL- CODEC 1ª Edição Mary Cyanne do Edital de Chamamento Público de Fomento à Cultura e à Produção Artístico-Cultural Para Transmissões ao Vivo/Gravadas, no Eixo II-D, com recursos do “Governo do Estado de Rondônia/SEJUCEL/FEDEC/RO”, Lei Federal 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc), Governo Federal.
Andressa Machado, lembra que cada live contou com bate papo ao final de cada apresentação, falando sobre essa festa centenária em Rondônia. As lives contaram com interpretação em libras para promover mais acessibilidade.
“A importância desse documentário é mostrar como somos ricos em cultura em Rondônia. O documentário mostra a cultura das pessoas simples que fazem uma das maiores festas da região amazônica com fé e determinação”, salienta Andressa Machado que agradeceu a cada pessoa que assistiu as lives.
Por Andreia Machado