Tamanho da área aberta na mata equivale a 109 campos de futebol, segundo o Greenpeace Brasil. Local é habitado pelos indígenas Paiter Suruí, que vivem distribuídos em 24 aldeias.
Imagens de satélite divulgadas pelo Greenpeace Brasil mostram crescimento de garimpo ilegal dentro da Terra Indígena (TI) Sete de Setembro, em Rondônia. Segundo a organização, a área de atividade garimpeira tem 78 hectares, equivalente a 109 campos de futebol.
📍 A TI Sete de Setembro fica localizada no sudeste de Rondônia e noroeste do Mato Grosso e possui cerca de 250 mil hectares. O local é habitado pelos indígenas Paiter Suruí, que vivem distribuídos em 24 aldeias.
De acordo com os registros do Greenpeace, o garimpo está concentrado principalmente nas ramificações do rio Fortuninha, na região central da Terra Indígena, e nos braços do rio Fortuna, na parte nordeste do território.
“É urgente e necessário que as autoridades tomem medidas de proteção ao povo Paiter Suruí, realizem ações de fiscalização e monitoramento da atividade garimpeira e promovam ações de desintrusão dos invasores”, pede a organização em nota publicada no site oficial.
Por g1 RO